Ocorrências

Cadela em situação de maus-tratos é resgatada no Bairro Pirapitinga

A Polícia Militar de Meio Ambiente conta com apoio da população para que, quem tiver informação que esteja ocorrendo crime ambiental em sua localidade, que faça a denúncia de forma consciente e com maior número de detalhes no número 181

Nesta quinta-feira, 19, militares da 9° Companhia da Polícia Militar de Meio Ambiente, lotados da cidade de Ituiutaba, foram acionados para averiguar uma denúncia de maus-tratos contra animais domésticos (cachorro) em uma residência no Bairro Pirapitinga.

Os policiais militares ambientais deslocaram até a residência no localizada no Bairro Pirapitinga, onde foi constatado que uma cadela de pequeno porte estava, aparentemente, com sintomas de desnutrição, anemia e doença do carrapato, fatos estes que serão apurados por médico veterinário que vai avaliar real situação do animal.

Foto: PM de Meio Ambiente

Depois de analisar todo contexto, foi constatado que o animal estava em situação de maus-tratos, ressalta-se que ter um animal é uma opção da pessoa, já cuidar é uma obrigação, e caso o animal venha a adoecer e não for cuidado, configura o crime, pois o animal não pode ficar em intenso sofrimento, assim caso a pessoa não tenha condições de manter e cuidar do seu animal, que procure ajuda de alguma forma, faça a divulgação do caso, porque o bem estar do animal deve ser respeitado, e responsável por ele é seu dono.

Sendo assim com os militares, com apoio de voluntárias da Sociedade Proteção Animal de Ituiutaba – SPAI levam o animal resgatado para clínica veterinária, onde será avaliado, tratado e, posteriormente, destinado para adoção e/ou um um lar temporário.

A Sociedade de Proteção Animal de Ituiutaba – SPAI está trabalhando em conjunto com a Polícia Militar do Meio Ambiente, sempre com foco no bem estar dos animais, e neste caso vai dar o encaminhamento necessário para o animal.

Foto: PM de Meio Ambiente

Diante dos fatos acima descritos foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência – TCO para suspeita, uma senhora de 29 anos de idade, para que responda pelo crimes de Maus-tratos perante ao Juizado Especial Criminal por se tratar de crime de menor potencial ofensivo.

Vale ressaltar que maus-tratos a animais é Crime Ambiental descrito no artigo 32 e manter ave silvestre está descrito no artigo 29 ambos descritos da Lei Federal 9605/98 “ Lei dos Crimes Ambientais”.

A Polícia Militar de Meio Ambiente conta com apoio da população para que, quem tiver informação que esteja ocorrendo crime ambiental em sua localidade, que faça a denúncia de forma consciente e com maior número de detalhes no número 181 (ligação gratuita e anônima), e no caso da cidade de Ituiutaba tem à disposição também o número 198, assim o trabalho dos militares pode ser mais efetivo.

Esse é o segundo caso no Bairro Pirapitinga em menos de 10 dias. Preservar o Meio Ambiente é dever de todos!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTINUAR LENDO

CLOSE
FECHAR