Ocorrências

Canil clandestino em residência de idosa é fechado no Bairro Camargo em Ituiutaba; 16 cães foram resgatados

Nesta quinta-feira, 30, a Polícia Militar de Meio Ambiente em Ituiutaba compareceu em três residências, sendo nos Bairros Junqueira, Santa Maria e Camargo, para atender denúncia de maus-tratos contra animais (cães), feita via Disque Denúncia Unificado (DDU 181). De acordo com a denúncia haveria grande quantidade de cães nas residências.

No primeiro momento foram fiscalizadas as residências situadas nos Bairros Junqueira e Santa Maria. Após ser procedida fiscalização nesses locais, foi verificado que uma senhora, de 60 anos, criava grande quantidade de cães das raças shitzu e lulu da pomerânia.

Em análise aos animais e ao recinto em que viviam, não foi constatada a prática de maus-tratos contra os cães.

Em seguida, foi realizada fiscalização em uma terceira residência, situada no Bairro Camargo, na qual de acordo com informações havia grande quantidade de cães.

Nesse local, foi realizada fiscalização e verificada a prática de maus-tratos aos cães, que viviam em recinto desprovido de limpeza e desinfecção, bem como apresentavam pelagem toda “embolada”, além de outros fatores, demonstrando, dessa forma, o descuidado de seu tutor.

No local, os animais foram previamente avaliados pelo médico veterinário do Centro de Zoonoses de Ituiutaba, sendo verificado os maus-tratos contra dezesseis cães.

De acordo com a denunciada, ela comercializava alguns filhotes apenas para manter as despesas de seu canil, mas afirmou que não tinha o intuito de auferir lucro.

Assim, os animais foram removidos pelos Policiais Militares Ambientais e direcionados para clínica veterinária, onde serão avaliados, tratados e, posteriormente, destinados para adoção e/ou um lar temporário.

A Sociedade de Proteção Animal de Ituiutaba – SPAI está trabalhando em conjunto com a Polícia Militar do Meio Ambiente, sempre com foco no bem estar dos animais, e neste caso vai dar o encaminhamento necessário para os animais, e custear todo tratamento.

Diante dos fatos, foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência – TCO para a autora, uma senhora de 60 anos de idade, para que responda pelo crime de maus-tratos perante ao Juizado Especial Criminal, por se tratar de crime de menor potencial ofensivo.

Nesse sentido, é de suma importância esclarecer e orientar as pessoas que desejem adquirir animais domésticos como cães, gatos, entre outros, que os adquiram de pessoas e empreendimentos regulares, que assegurem segurança e bem estar dos animais, com observâncias as normas ambientais e sanitárias vigentes. Com isso, evita-se que a manutenção e surgimento de novos criatórios clandestinos de animais.

Denúncias podem ser feitas pelo número 181 (ligação gratuita e anônima) e em Ituiutaba também pelo número 198.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTINUAR LENDO

CLOSE
FECHAR