Ocorrências

CBMMG estima que 40% do etanol armazenado em tanque da BP foi consumido pelo fogo; força-tarefa trabalha no local

Foto: Pontal em Foco

O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais – CBMMG divulgou atualização da situação na Usina BP, situada na zona rural de Ituiutaba, onde ocorreu um incidente em um dos tanques de armazenamento de etanol hidratado. A estrutura pegou fogo após ser atingida por uma descarga atmosférica.

O CBMMG informou que durante todo o período noturno foram mantidas três equipes na operação. Na noite foram executadas determinações do sistema de Comando de Operações, com o monitoramento e trabalhos de contenção/confinamento do incêndio, que até o presente momento concentra-se em somente um dos quatro tanques de armazenamento de etanol. Lá existem dois tanques de 20 milhões de litros e dois tanques de 10 milhões de litros com total de 60 milhões de litros de etanol estocados.

No local existe apoio da Usina BP, Usina CMAA, Usina CRV, Usina Santa Vitória e Usina Bungue. Para os desempenhos das funções estão disponíveis onze caminhões de combate a incêndio com dois brigadistas em cada veículo, no QAP existem 12 brigadistas da usina BP.

De acordo com avaliação BM, o líquido inflamável do tanque já consumiu aproximadamente 40% do total desde o início do sinistro. Nesta tarde está previsto o apoio de mais 8 BMs das cidades de Uberlândia e Araguari.

A situação tende a ficar sob controle com o passar das próximas horas, porém, no momento, ainda há risco.

Mais Lidas

To Top