conecte-se conosco

Ocorrências

Criança engole peça de brinquedo em Ituiutaba e CBMMG é acionado; veja orientações

Publicado

em

O 2° Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais em Ituiutaba foi acionado na última quinta-feira (20), por volta das 22h, para comparecer na Rua Vinte com Avenida Vinte e Sete, no Centro, para uma possível ocorrência de obstrução de vias aéreas por corpo estranho.

Segundo as informações da solicitante, mãe da criança, sua filha teria ingerido uma peça plástica de um brinquedo, e começou a caminhar em sua direção pedindo ajuda por gestos. De imediato, a mãe fez o acionamento dos militares via 193, que já estavam nas imediações do Centro após finalizarem o atendimento de outra ocorrência na Rua Vinte e Dois com Rua Cinco, envolvendo uma queda da própria altura de uma idosa.

Assim, rapidamente a guarnição deslocou até o endereço dos fatos. No local, felizmente a criança, de 5 anos de idade, apresentava sinais de que as vias áreas não estavam totalmente obstruídas, conseguindo conversar com os militares. Ela foi encaminhada para o atendimento médico, consciente e orientada.

O Corpo de Bombeiros orienta que, para prestar os primeiros atendimentos, é necessário observar o estado da vítima: se está consciente, se respira normalmente, se consegue falar e se consegue tossir. Caso a resposta seja afirmativa para essas perguntas, a vítima deve ser encaminhada para um hospital o mais rápido possível.

Entretanto, se a vítima (adulta ou criança) está consciente, porém não consegue falar ou tossir, será necessário iniciar as compressões abdominais contínuas, denominada manobra de Heimlich, até desalojar o corpo estranho ou até a vítima tornar-se inconsciente. Caso não se sinta preparado para executar as compressões, ligue imediatamente para o Corpo de Bombeiros para receber orientação por telefone.

Em caso de bebês que tenham se engasgado por líquido, a mãe ou pai deve fazer a sucção boca a boca e nariz da vítima e executar duas tentativas de ventilação. Caso a obstrução se mantenha, deve-se virar o bebê e dar cinco pancadas nas costas, entre as escápulas. Em seguida, o bebê novamente deve ser virado e, sobre uma superfície rígida ou antebraço, sejam feitas cinco compressões no tórax, entre os mamilos. Também em caso de ingestão de objetos sólidos, proceda com as pancadas nas costas e compressões no tórax.

Para qualquer uma das vítimas, adulta, criança ou bebê, caso esteja inconsciente e não respire, realize a ressuscitação cardiopulmonar (compressões torácicas).

Além disso, os BMs orientam quanto aos brinquedos: verificar sempre na embalagem se é apropriado para a faixa etária da criança; verificar se o brinquedo possui peças que podem se soltar facilmente ou se elas podem amolecer quando molhadas. A atenção deve ser redobrada para criança na faixa etária de até 5 anos, quando elas estão na fase oral (colocam muita coisa na boca).

Ocorrências

Suspeito por homicídio em Chaveslândia é preso em Ituiutaba

Publicado

em

Foto: PMMG

No último sábado, 4 de Abril de 2020, após ocorrer um homicídio no distrito de Chaveslândia, em loteamento, conforme informou o Pontal em Foco, situação na qual um indivíduo desferiu golpes de machado contra o amásio de sua genitora, levando-o a óbito, as equipes da Polícia Militar de Minas Gerais iniciaram diligências para localizar o suspeito.

Segundo consta, o indivíduo após discutir com seu padrasto por causa de sua mãe, desferiu cerca de quatro golpes de machado na vítima e evadiu logo em seguida.

As diligências visando localizar o suspeito seguiram durante a madrugada até que os militares identificaram uma pessoa que estaria homiziando o suspeito em uma residência em Ituiutaba, local em que ele foi identificado e preso em flagrante delito, sendo apresentado logo em seguida a autoridade policial de plantão.

Trata-se de um homem de 30 anos. A PMMG apreendeu um machado, uma faca e R$ 1.220,00.

Após agredir mulher, homem é morto com golpes de machado em rancho próximo de Chaveslândia

Continue lendo

Ocorrências

Após agredir mulher, homem é morto com golpes de machado em rancho próximo de Chaveslândia

Publicado

em

Um homicídio foi registrado na noite deste sábado, 4, na zona rural, nas proximidades de um rancho, próximo do distrito de Chaveslândia.

A Polícia Militar de Minas Gerais foi acionada e no local da ocorrência confirmou o óbito de um indivíduo do sexo masculino.

Conforme informações preliminares, o autor do homicídio seria filho da companheira do homem morto. Ele teria agredido a mulher, sendo que seu enteado, não suportando presenciar tal ato, se apossou de um machado e desferiu pelo menos cinco golpes em sua cabeça.

Após golpear o padastro, o homem fugiu do local. A PMMG iniciou rastreamentos no sentido de localiza-lo.

Denúncias podem ser feitas via 190 ou pelo DDU 181, de forma anônima.

Continue lendo

Ocorrências

34 bovinos furtados em Prata são recuperados em Goiatuba após intenso trabalho da PCMG

Publicado

em

Foto: PCMG

Uma ação conjunta da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) e da Polícia Civil de Goiás resultou na recuperação de 34 animais furtados de uma fazenda localizada no município de Prata, Triângulo Mineiro. O gado foi encontrado, cinco dias depois depois, em uma propriedade rural de Goiatuba (GO). As 32 vacas, um boi e um bezerro foram restituídos à vítima.

De acordo com o delegado Elifaz de Souza Ferreira Uehaara, responsável pelo inquérito policial, o crime ocorreu na madrugada de 28 de março. O cadeado da porteira foi estourado e os animais colocados em uma carreta. “Até o momento, identificamos três suspeitos do furto e um recrutador em Goiás”, informou. Ele acredita que os investigados podem estar envolvidos em outros delitos do tipo praticados na região.

Após dois dias de intenso trabalho investigativo, a PCMG chegou ao destino do gado furtado. Posteriormente, com a cooperação da Polícia Civil de Goiás, foi realizada a operação policial em Goiatuba. As investigações prosseguem na Delegacia de Polícia Civil em Prata para a completa apuração dos fatos.

Os levantamentos iniciais contaram com a colaboração da equipe da Delegacia Rural em Uberlândia. Já a intervenção no estado de Goiás teve o apoio de policiais civis da Delegacia de Monte Alegre de Minas.

Continue lendo

+ lidas