Ocorrências

Idosa gravemente ferida após acidente em Sacramento é transferida para Uberaba em aeronave do CBMMG e SAMU

Por volta das 12h50 do último domingo, 21, o Arcajo-05 decolou para cidade de Sacramento para atendimento inter-hospitalar. Na ocasião, a idosa Darcy Garcia Prudencio, de 73 anos, foi vítima de atropelamento durante a manhã na cidade de Sacramento.

Conforme o Boletim de Ocorrência da Polícia Militar, a vítima estava atravessando a Rua São Miguel e alegou não ter avistado a motocicleta Honda/CG 125. O condutor da motocicleta também informou não ter visto a pedestre.

A senhora foi socorrida por uma ambulância do município e conduzida para a Santa Casa de Sacramento, onde foi diagnosticada com TCE (Traumatismo Craniano Encefálico) grave, escoriações em ambas as pernas, rosto, e braços.

Devido ao estado grave, foi solicitada transferência da vítima para avaliação e conduta, momento em que a 4° CEOA (Companhia Especial de Operações Aéreas) do Batalhão de Operações Aéreas (BOA) foi acionada para apoio aéreo.

A aeronave realizou o pouso no campo de futebol da cidade de Sacramento às 13h8, sendo que uma ambulância realizou o transporte e repassou a paciente para a equipe do Arcanjo. 

Após realizações das devidas acomodações de segurança, a aeronave decolou para Uberaba, tendo seu pouso às 14h4, no campo do antigo UTC (Uberaba Tênis Club).

Uma Unidade de Suporte Avançado (USA) do SAMU aguardava a aeronave para transporte até ao HC-UFTM (Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro).

Foto: Neto Talmeli/4°CEOA

A aeronave modelo Esquilo B3 (Arcanjo-06) se encontra em manutenção programada na Helibrás, em substituição, o Arcanjo-05 se encontra em atividades na 4° CEOA. Ambas as aeronaves são do mesmo modelo e possuem os mesmos equipamentos para atender com eficácia as demandas.

O serviço aéreo na região do Triângulo Mineiro foi concebido para que a SES (Secretária de Estado de Saúde) fizesse a aquisição de aeronaves e elas fossem operadas pelo Corpo de Bombeiros. Dessa parceria surgiu oportunidade de participação dos municípios a serem atendidos por meio do consórcio (CISTRI e CISTRISUL), consórcio entre municípios da região no âmbito da saúde para que houvesse a cessão de equipe médica para compor a equipe de tripulação dos Arcanjos. 

Na concepção de base na região de Uberaba, no Triângulo mineiro, foram contemplados os municípios de todo o triângulo, sendo a parte norte e a parte sul, o Alto Paranaíba e o Noroeste de Minas.

Mais Lidas

To Top