Ocorrências

Matar animais silvestres é crime ambiental; veja orientações da PM de Meio Ambiente

Uma cobra foi supostamente morta perto da UFU em Ituiutaba (Foto: Reprodução)

Com a invasão do ser humano ao habitat dos animais silvestres, ou com a chegada da época mais seca do ano, os animais tendem a procurar abrigo ou alimentos no perímetro urbano. Em Ituiutaba, vários casos são registrados, e profissionais da segurança pública como da Polícia Militar de Meio Ambiente e do Corpo de Bombeiros estão aptos e possuem os equipamentos necessários para realizar a captura e a soltura dos referidos animais em áreas naturais.

De acordo com o sargento da PM de Meio Ambiente, Eduardo Venâncio, animais como cobra mesmo sendo peçonhentos e perigosos não irão atacar se as pessoas não se aproximarem. “O artigo 29 da Lei 9.605 diz que quem for pego matando animais silvestres pratica crime ambiental. Orientamos que ao avistar animais, não se aproxime ou mexa com o bicho. Se ele sair ou persistir no local, a pessoa faz vigilância de uma distância segura, aciona o Corpo de Bombeiros ou a Polícia Militar de Meio Ambiente”, ressaltou.

Art. 29. Matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida. Pena – detenção de seis meses a um ano, e multa.

O militar afirmou ser muito mais arriscado a pessoas buscar atacar o animal do que somente observar e acionar as autoridades competentes. Após a captura, os animais são encaminhados a uma reserva bem distante da cidade, longe da área urbana.

Nesta terça-feira, 15, uma publicação em grupos de redes sociais mostrou uma cobra cascavel que supostamente foi morta por populares nas proximidades da Universidade Federal de Uberlândia – UFU (Campi Pontal) em Ituiutaba. A situação é lamentável, pois a morte do animal poderia ser evitada, simplesmente com o acionamento das autoridades competentes para realizar a captura do réptil.

Para acionar a PM de Meio Ambiente disque 198, e para acionar os bombeiros disque 193!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTINUAR LENDO