Ocorrências

Ouriço-cacheiro é capturado no Centro de Capinópolis e solto em reserva de cerrado

A Polícia Militar de Meio Ambiente foi acionada nesta quinta-feira, 5, em Capinópolis, para que os militares comparecessem na área central da cidade, onde teria animal silvestre acuado em uma árvore.

Ao assumir o serviço, militares ambientais foram para o local e constataram se tratar de um Ouriço-cacheiro, conhecido popularmente como “porco espinho”.

Assim, a equipe fez a correta contenção e captura do animal, que tem corpo coberto por espinhos e por ser de pequeno porte para se mostrar maior quando se sente acuado ou em perigo arrepia seus espinhos, assim outros animais ou pessoas pensam que ele lançará os espinhos, porém isso não ocorre, mesmo assim na maioria das vezes por esta crendice, o animal acaba sendo morto.

Segundo a PM de Meio Ambiente, na zona rural é muito comum os cães aparecerem com boca cheia de espinhos e ser alegado que o ouriço lançou contra o cão, mais trata-se de crendice, na verdade o cão tenta morder o animal e os espinhos se soltam.

O aparecimento de animais silvestres na cidade reforça a ideia de que a expansão da área urbana e as fronteiras agrícolas diminuem o habitat natural, assim os bichos migram para centros urbanos em busca de alimento, água e abrigo.

O animal esta, aparentemente, saudável e bem ativo. Deste modo, ele foi solto em seu habitat natural, uma reserva de cerrado há 10 quilômetros da cidade de Capinópolis, onde terá água, abrigo e alimento em abundância, minimizando as chances dele migrar para o centro urbano.

A PM pode ser acionada via 190, 198 (PM de Meio Ambiente em Ituiutaba) e pelo DDU 181, de forma anônima.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTINUAR LENDO

CLOSE
FECHAR