Pontal em Foco

Represa rompe na zona rural de Ituiutaba; degradação ambiental será analisada pelo NEA

No final da manha desta terça-feira, 11, o 3º Grupamento de Meio Ambiente da Polícia Militar de Minas Gerais em Ituiutaba recebeu uma denúncia de que na madrugada houve o rompimento de uma acumulação hídrica (represa), na zona rural de Ituiutaba, região do Monjolinho, distante 45 quilômetros do Centro.

De posse das informações, a guarnição Policial Militar Ambiental deslocou até a região e, depois de horas de buscas, foi encontrada a represa rompida.

A represa tem 12.877 m² com uma acumulação hídrica estimada em 19.315 m³. Toda água da montante (parte de cima) foi escoada para jusante (parte de baixo), causando degradação ambiental, sendo que a água arrastou diversas árvores e parte do barranco do córrego.

Não há casas no entorno do local afetado, não há noticias até o momento de vítimas ou de danos a propriedade de terceiros. Aparentemente, os danos foram pontuais, somente no entorno da jusante da represa.

As diligências continuam para identificar o proprietário do imóvel rural e apurar as causas do rompimento. O Ministério Público de Minas Gerais foi informado, bem como o Núcleo de Emergências Ambientais – NEA.

1 comment