Política

Carreta Sesc Saúde Mulher fará mais de 800 exames preventivos em Ituiutaba; veja detalhes do agendamento de consultas

A Carreta Sesc Saúde Mulher estará em Ituiutaba a partir da próxima segunda-feira, 11, onde realizará atividades voltadas à prevenção do câncer de mama e do colo do útero em mulheres com idade entre 25 e 69 anos. Esta ação é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Ituiutaba, através da Secretaria Municipal de Saúde, e o Sindicato do Comercio Varejista. Inicialmente serão oferecidos 812 exames, sem nenhum custo para as pacientes. A carreta fará o atendimento na Praça Cônego Ângelo, onde ficará estacionada de 11 de fevereiro a 21 de março.

“Esta é mais uma ação de extrema importância no que diz respeito à prevenção, que atenderá um número expressivo de mulheres em nossa cidade. À princípio, foram disponibilizados 288 mamografias, 424 exames Papanicolau, também conhecido como exame do colo do útero, e  100 Ultrassons, pélvico, mamário e endovaginal. Toda a estrutura, inclusive profissional, será oferecida pelo Serviço Social do Comércio – Sesc”, disse Monaliza Martins Catarina, coordenadora do Centro de Saúde da Mulher “Irmã Savina”.

Segundo ela, as marcações de consultas para a Carreta Sesc Saúde Mulher estão sendo feitas no Centro de Saúde da Mulher, das 13 às 17 horas. O Exame de Colo de Útero, também conhecido como Papanicolau, será oferecido a mulheres com idade entre 25 e 64 anos. No caso da Mamografia, o exame poderá ser feito por mulheres com idade entre 50 e 69 anos. “A questão da idade é um dos principais critérios para que as mulheres interessadas possam realizar os exames. Aquelas que estiverem fora desta faixa etária, não terão direito à realização dos exames”, explicou.

Monaliza Catarina também lembrou que a inscrição pode ser feita pela própria paciente, ou por alguém indicado por ela, caso não possa comparecer pessoalmente ao Centro de Saúde da Mulher, dentro do horário estipulado para a realização do agendamento (13 às 17 horas). No caso do Papanicolau, basta a apresentação de um documento de identidade. Já o agendamento para a Mamografia, requer que a paciente providencie uma xerox da Carteira de Identidade, do CPF, cartão do SUS e comprovante de endereço. Todos estes documentos em uma única folha.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTINUAR LENDO

CLOSE
FECHAR