Política

CMDCA divulga edital para escolha de conselheiros tutelares 2020/2023; cinco vagas serão preenchidas

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Ituiutaba – CMDCA, aprovou na última segunda-feira (20) o edital do Processo de Escolha Unificado para Membros do Conselho Tutelar para o quadriênio 2020-2023, que constará de quatro etapas, no total. 

A primeira etapa consiste na inscrição do candidato. A segunda etapa será a realização de uma prova de caráter eliminatório. Os classificados se credenciam à terceira etapa que consistirá no registro da candidatura. A quarta e última etapa será a eleição por voto universal, que ocorrerá no dia 6 de outubro de 2019. Ao todo serão disponibilizadas cinco vagas, que ao final do processo serão preenchidas pelos cinco candidatos com maior número de votos. 

O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, cumprindo as atribuições previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente. 

O conselheiro tutelar faz jus ao recebimento mensal de R$ 3.894,05 (três mil oitocentos e noventa e quatro reais e cinco centavos), com jornada semanal de 40 horas semanais, em regime de dedicação exclusiva. 

Para se credenciar à disputa de uma das cinco vagas oferecidas, o candidato precisa ser maior de 21 anos, ter concluído o ensino superior e comprovar experiência de atuação em atividades ligadas à promoção, defesa e atendimento dos direitos da criança e do Adolescente. 

As inscrições serão realizadas na sede do CMDCA, localizado à Rua 22, entre avenidas 11 e 13, nº 540 – fundos, região central de Ituiutaba, no período de 21 de maio a 07 de junho de 2019, das 8h00 às 11h00 e das 12h30 às 17h30. 

“É muito importante que a sociedade participe deste ato democrático de escolha dos próximos conselheiros tutelares, que vão cuidar e defender os direitos das crianças e adolescentes da nossa cidade”, disse o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conrado Henrique Nascimento Alves Pereira. “Que tenhamos maturidade de escolher aqueles que melhor representam a causa, pois o trabalho diário do conselheiro tutelar é desafiador”, concluiu.   

Os interessados em maiores informações sobre o processo poderão acessar o site da Prefeitura de Ituiutaba. Para ver na íntegra o edital de convocação e providenciar os documentos exigidos pelas normas do processo de eleição, ou procurar o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente para maiores informações. 

 
CONTINUAR LENDO

CLOSE
FECHAR