Política

Governo Federal suspende 150 benefícios do Programa Bolsa Família em Ituiutaba

O Ministério do Desenvolvimento Social, responsável pelas políticas nacionais deste segmento, dentro do Governo Federal, suspendeu 150 benefícios do Programa Bolsa Família em Ituiutaba. O cancelamento dos benefícios aconteceu depois que a Controladoria Geral da União (CGU) repassou ao Ministério o resultado de auditoria rotineira realizada no município.

Esta auditoria se dá através do confronto de informações constantes no Cadastro Único (CadÚnico) que corresponde a uma plataforma criada pelo Governo Federal para reunir todos os dados referentes às famílias brasileiras classificadas em situação de pobreza ou de extrema pobreza, às quais são assegurados os benefícios sociais, como é o caso do Bolsa Família.

Segundo a coordenadora do Bolsa Família em Ituiutaba, Valdirene Araújo, na dúvida sobre a situação de cada beneficiário dentro do CadÚnico, é recomendado ao mesmo, procurar a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, à Rua 24, entre as Avenidas 15 e 17, ou um dos Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) mais próximo.

“A atualização cadastral é fator preponderante para a permanência nos programas sociais concedidos pelo Governo Federal. As informações devem ser renovadas ou ratificadas de dois em dois anos, sob pena de ter o benefício cancelado em caso do não cumprimento desta exigência.No cruzamento das informações, são levadas em consideração, situações como o número filhos, cadastro escolar e renda familiar”, informou Valdirene Araújo.

Atualmente existem 2.489 famílias em Ituiutaba com direito ao benefício do Programa Bolsa Família, o que corresponde em valores atualizados, aproximadamente R$ 313.654,00. Em abril de 2017 este número era de 2.663 famílias.

Atualmente, 15.741 famílias estão inscritas no CadÚnico em Ituiutaba, com direito de acesso a benefícios como, tarifa social, identidade jovem, isenção em taxa de concurso público, desconto na tarifa mínima de consumo de água e energia elétrica, carteira do idoso, Benefício da Prestação Continuada (BPC), desconto no INSS e acesso aos programas Minha Casa, Minha Vida e Telefone Social.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTINUAR LENDO

CLOSE
FECHAR