conecte-se conosco

Política

Justiça determina afastamento de seis agentes penitenciários do Presídio de Ituiutaba investigados pela prática de tortura a preso

Publicado

em

Atendendo a recurso interposto pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) contra decisão liminar que havia indeferido os pedidos da instituição feitos em Ação Civil Pública por ato de improbidade administrativa, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) determinou o afastamento imediato de seis agentes penitenciários de suas funções no Presídio de Ituiutaba, no Triângulo Mineiro. 

Eles são acusados de, em janeiro deste ano, terem submetido um preso a uma sessão de espancamento por cerca de 20 minutos, como forma de castigo pessoal. Conforme apurado pelo MPMG, os seis agentes ingressaram de forma truculenta na cela da vítima, visando submetê-la a uma sessão de tortura. No local, quatro dos investigados teria formado um corredor, sendo os presos obrigados a passar por entre os agentes penitenciários, ocasião em que eram xingados e recebiam golpes, como murros, chutes, golpes de bastão e tapas.

Segundo a ação, os réus retiraram todos os presos da cela, deixando para o final apenas um, que foi algemado com as mãos para trás e coberto com uma coberta. Conforme apurado, iniciaram, então, a sessão de espancamento contra ele. Os agentes penitenciários apenas cessaram a tortura quando o preso, que recebera chutes simultâneos dos réus em diversas partes do corpo, passou a vomitar sangue. Ainda conforme apurado, os réus disseram aos presos que, caso houvesse alguma denúncia sobre a tortura, atrasariam a saída dos internos do presídio.

De acordo com a decisão judicial, “há elementos que indicam que as agressões narradas na inicial  podem, de  fato, ter ocorrido. Isso já é suficiente para autorizar o afastamento dos réus do cargo, enquanto tramita a ação, pois mantêm contato direto com o suposto agredido e com os demais presos que, em tese, testemunharam o suposto fato”. 

Ainda segundo a decisão, os agentes públicos ficarão afastados de suas funções até o final julgamento da ação, sem prejuízo da remuneração que recebem.

Política

Debate sobre distanciamento social com professor e advogado contou com grande participação de internautas; assista

Publicado

em

O Bom Dia Pontal desta quinta-feira, 21, apresentou um debate que abordou ações de distanciamento social em Ituiutaba, principalmente, sobre flexibilização ou endurecimento das medidas sobre o funcionamento do comércio.

O debate contou com participação do membro da Direita Minas, Jefferson José e do presidente do Partido dos Trabalhadores em Ituiutaba, Professor Tico.

O debate foi mediado por Adelino Júnior, diretor do Pontal em Foco, e proporcionou que os participantes apresentassem diferentes pontos de vista sobre o assunto, abordando também questões sobre política.

Por diversas vezes os convidados divergiram nas opiniões apresentadas, sendo proporcionado o direito de resposta em todos os temos discutidos. O encontro também foi marcado por grande participação de internautas, com questionamentos e posicionamentos distintos sobre o pontos elencados na ocasião. Assista no vídeo acima na íntegra!

Continue lendo

Política

Em entrevista, deputado federal falou sobre ações contra Covid-19 em Ituiutaba

Publicado

em

O Pontal em Foco entrevistou nesta quarta-feira, 20, Franco Cartafina Gomes, natural de Uberaba/MG, eleito deputado federal no dia 7 de outubro de 2018, com 53.390 votos.

O deputado falou sobre ações realizadas em prol de Ituiutaba, principalmente, relacionadas à Saúde.

Em 2020, o deputado enviou emenda no valor de R$ 200 mil para o Hospital São José, recurso para custeio de média e alta complexidade no combate ao Coronavírus.

O deputado também falou sobre o Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus, que votou favorável, e que deve enviar para Ituiutaba recurso no valor de R$ 11.520.901,86, em auxílio financeiro para amenizar os efeitos da crise, atender os pacientes e conter a Covid-19. O valor inclui repasses diretos e suspensão de dívidas e deve ser repassado em 4 parcelas.

Outros assuntos foram abordados na entrevista. Confira na íntegra no vídeo acima!

Continue lendo

Política

“O PP apoiou Leleu e Wender, mas os protocolos firmados após eleições não foram cumpridos”, diz pré-candidata Maria Cecília

Publicado

em

A ex-prefeita de Gurinhatã Maria Cecília anunciou pré-candidatura para o cargo de chefe de Executivo do município. Ela foi entrevistada pelo Pontal em Foco na manhã desta quarta-feira, 20.

Maria Cecília explicou que o seu partido, o PP (Partido Progressista), cobrou que a legenda tivesse candidatura própria em Gurinhatã, sendo que em uma das reuniões com lideranças disponibilizou seu nome para disputa do próximo pleito. A ex-prefeita esteve no cargo por oito anos, sendo eleita e reeleita.

Sobre Gurinhatã, a entrevistada avaliou que a receita do município na ocasião de seus mandatos era consideravelmente inferior, contudo, era possível realizar boas ações, o que considerou notar maior dificuldade na atual administração, do prefeito Wender Luciano.

Maria explicou que o partido apoiou as campanhas dos ex-prefeitos Leleu e Wender Luciano, contudo, os protocolos firmados politicamente não foram cumpridos pelos administradores em questão. “Esperávamos trabalhar em cooperação, buscar recursos, contudo, não houve abertura. O intuito de contribuir com o desenvolvimento do município não pôde prosperar”, ressaltou.

Além disso, diversos outros assuntos foram abordados. Confira na íntegra no vídeo acima!

Continue lendo

+ lidas

error: O conteúdo está protegido!!!