Política

Prefeito de Ituiutaba fala após seguir recomendação do MP e decretar calamidade na Saúde para assumir gestão do HSJ; assista

O prefeito de Ituiutaba Fued Dib concedeu entrevista coletiva à imprensa local na manhã desta sexta-feira, 1° de março, na sala de reuniões da prefeitura, onde falou do assunto que envolve o atendimento do Sistema Único de Saúde – SUS que é prestado à população de Ituiutaba e da região do Pontal do Triângulo Mineiro pelo Hospital São José que é administrado pela Sociedade São Vicente de Paula.

Em situação de frequente instabilidade financeira e de acordo com o acompanhamento realizado pelo Ministério Público de Minas Gerais, que emitiu uma recomendação ao Executivo para que “adote todas as medidas administrativas ou em juízo visando à manutenção de regular e ininterrupta prestação de serviços de saúde de sua competência contratualizados com o Hospital São José”, o prefeito decretou estado de emergência em saúde, que passa temporariamente ao Executivo a gestão do hospital. O decreto tem prazo inicial de seis meses.

De acordo com Fued, apesar de ter realizado o decreto, na manhã desta sexta-feira, às 7h, uma equipe da Prefeitura de Ituiutaba se dirigiu ao HSJ para dar cumprimento ao decreto, contudo a direção do hospital teria se negado a entregar a gestão sem que haja ordem judicial ordenando tal alteração.

O Executivo de Ituiutaba havia sido notificado extrajudicialmente pela direção do HSJ no dia 20 de fevereiro, onde a instituição afirmou que a partir do dia 28 de fevereiro não teria mais condições de realizar os atendimentos do SUS sem a formalização de novo contrato com valores mensais a serem repassados atualizados.

De acordo com o prefeito, após a negativa da direção do HSJ em atender ao decreto estabelecido pelo Executivo, o Ministério Público foi notificado e deve pleitear o cumprimento na via judicial.

Assista no vídeo acima a entrevista completa!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTINUAR LENDO

CLOSE
FECHAR