Acontece

Crianças atendidas pelo Hospital do Câncer em Uberlândia expõem obras

O universo particular de crianças e acompanhantes que vivem a experiência do tratamento contra o câncer foi traduzido em arte, por meio da pintura, e ganha as paredes da Oficina Cultural durante a 8ª edição da mostra “Formas e Cores”. O trabalho, inspirado em grandes ícones das escolas artísticas, fica em exposição até sexta-feira 19 de dezembro, na Oficina Cultural: praça Clarimundo Carneiro, 204, Bairro Fundinho em Uberlândia .

Criados durante oficinas semanais realizadas pelo Grupo Luta Pela Vida, ONG do Hospital do Câncer em Uberlândia, os 47 quadros da mostra foram pintados em acrílico sobre tela. Coordenado pela artista plástica Maria Clara Ferraz, o processo é desenvolvido com propósitos terapêutico e educativo. “Buscamos inserir nas oficinas noções de arte, trabalhando, a partir de livros e pesquisas na internet, elementos da história da arte e das escolas artísticas do século 20”, disse a coordenadora.

Inspirados pela obra de grandes mestres, como Picasso, Leonardo da Vinci, Van Gogh, Monet e Munch, os pequenos iniciantes na pintura tiveram liberdade para criar releituras.

Os pacientes trabalharam em cima de referências com as quais mais se identificaram, para estimular o conforto, que é nosso maior objetivo neste processo”, disse Maria Ferraz.

Segundo a artista plástica, aqueles que se sentiram à vontade experimentaram outras técnicas, como a colagem. “Cada tela traduz uma história particular, da experiência vivida pelos pacientes no hospital”, disse.FormatFactorycapa-livro-formas-e-cores

Além das telas, a exposição inclui 30 fotografias produzidas durante a oficina de Fotografia, coordenada por Cinthia Guimarães e Sandra Freitas.

A qualidade de vida e a autoestima conseguidas com a participação nas oficinas de artes plásticas estão diretamente ligadas à saúde e ao avanço do tratamento, segundo Almeida. “Além de aumentar a motivação para lutar contra a doença, os pacientes que se dedicam às oficinas têm menos pré-disposição a serem internados por queda de imunidade, que é favorecida pelo equilíbrio emocional”, afirmou o coordenador.

O público que comparecer ao evento poderá, além de conferir todas as telas dos pequenos artistas, acompanhar ainda apresentações culturais e recitais no auditório da Oficina Cultural, das 19h30 às 21h. As visitas podem ser feitas das 12h às 21h. Entrada franca. Informações: 3231-8608

Obras se transformam em catálogo de artes

Além de apreciar as telas das crianças, os amantes da pintura poderão também levar para a casa parte da arte produzida no Hospital. Cerca de 139 telas criadas durante as oficinas de arte entre 2010 e 2012 foram reunidas no catálogo que leva o mesmo nome da exposição. O intuito da criação do livro é de valorizar e eternizar o talento dos pacientes e também divulgar o trabalho artístico desenvolvido dentro do Hospital do Câncer. O público poderá adquiri-lo durante a exposição na Oficina Cultural pelo valor de R$ 70,00.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

To Top