Redação | Comercial
Agronegócio Minas Gerais

Governo de Minas lança Portal do Produtor

Foto: Agência Minas

O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, participou nesta terça-feira (16), no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, do lançamento do Portal do Produtor, iniciativa que visa facilitar a vida de produtores rurais mineiros. O lançamento da ferramenta marca as comemorações dos 25 anos do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).

O portal tem como objetivo permitir que produtores rurais tenham acesso a pelo menos 10 tipos de serviços de forma online, evitando o deslocamento até uma unidade do Instituto.  Na prática, o portal visa desburocratizar e tornar mais ágil os trâmites do dia a dia do produtor rural. De acordo dados divulgados pela Agência Minas, são solicitadas, por ano, cerca de 1,3 milhão de Guias de Transporte Animal (GTA), que passarão a ser emitidas de forma eletrônica, por exemplo.

O produtor rural Sérgio Rates, que recebeu o primeiro certificado de acesso do portal comemorou a novidade que, segundo ele, vai gerar uma economia de até R$ 5 mil por mês ao deixar de fazer os deslocamentos para conseguir as GTAs. “Isso vai facilitar muito a vida do produtor, porque um dos problemas mais sérios é o deslocamento, que é muito grande. São vários deslocamentos para tirar um atestado – e eu tinha de andar até 160 quilômetros em estrada de terra para chegar a Januária. Agora facilitou”, afirmou. Rates atua na área de silo pastoril e administra 800 cabeças de gado no Território de Desenvolvimento Norte.

Durante o anúncio do serviço, o governador Fernando Pimentel fez uma analogia para falar sobre a solidez do trabalho dos mineiros mesmo diante de um cenário de crise.

“Minas tem esse sentimento de permanência, de serenidade, e esse sentimento é muito importante para todos os brasileiros nesse momento porque, independentemente do mau tempo, nós temos que continuar trabalhando. E os produtores rurais talvez sejam os mineiros e as mineiras que melhor saibam disso. É o que o Governo de Minas tem feito em meio a tantas tempestades, em meio a tanta trovoada: continuamos trabalhando por Minas Gerais”, disse Pimentel, em tom de otimismo.

Portal do Produtor

O Portal deverá ser acessado no site do IMA, no endereço www.ima.mg.gov.br, a partir desta quarta-feira (17). Para utilizá-lo será necessário que o produtor faça seu cadastro no IMA, comparecendo a a uma unidade do Instituto para apresentar a original e cópia do RG e CPF, assim como comprovante de residência.

Por meio da plataforma tecnológica desenvolvida pelo IMA e de forma integrada ao Sistema de Defesa Agropecuária (Sidagro), o produtor rural passa a ter acesso de modo mais fácil e rápido não só à emissão das Guias de Trânsito Animal, que são exigidas nacionalmente, mas também à emissão do Documento de Arrecadação Estadual (DAE) para recolhimento de taxas inerentes aos serviços; consulta e impressão de 2ª vias de GTAs, validação de autenticidade de GTAs e declaração de vacinação contra febre aftosa, além de ajuste de rebanhos (nascimento, morte, evoluções de faixas etárias etc).

Com o novo portal, os produtores pagarão somente as taxas de emissão dos documentos, como já realizado nas unidades do IMA. Dentro de pouco tempo, o espaço virtual contará ainda com serviços como a requisição de Permissão de Trânsito Vegetal (PTV) – documento exigido nacionalmente para transporte de diversas culturas vegetais – e confirmação do recebimento de animais.

Para o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Leitão, o lançamento do Portal reforça a preocupação do órgão em desenvolver ferramentas que possam melhorar a vida dos produtores rurais. “A gente comemora não somente olhando para trás, vendo a reputação do IMA e a seriedade, mas também olhando para a frente, lançando um Portal que vai trazer enormes facilidades, colocando o IMA na vanguarda do sistema de defesa sanitário do Brasil”, afirmou.

Via Jornal O Tempo

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTINUAR LENDO

CLOSE
FECHAR