Minas Gerais

Greve dos transportadores de combustível já afeta o abastecimento em Minas

A greve dos transportadores de combustível e derivados de petróleo já afeta o abastecimento de gasolina, diesel e álcool na capital e no interior do estado. Em alguns postos, já não há mais combustível e a expectativa do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo de Minas Gerais (Minaspetro) é que a situação se agrave a partir de amanhã (23), caso a paralisação persista. Desde terça-feira, os transportadores estão em greve em protesto contra o baixo valor do frete e alto custo dos impostos e insumos.

A paralisação começou na BR Distribuidora, subsidiária da Petrobras e fornecedora de combustível para os postos BR, e se alcançou os transportadores em Minas, representados pelo Sindicato dos Transportadores de Combustíveis e Derivados de Petróleo do Estado de Minas Gerais (Sindtanque-MG). No caso da BR, os trabalhadores reivindicam paridade com o aumento concedido à Petrobras.

O diretor do Minaspetro, Bráulio Baião, disse que desde o começo da paralisação nenhum veículo realizou o carregamento de combustíveis nas bases distribuidoras próximas à Refinaria Gabriel Passos (Regap), em Betim. Minas Gerais tem, ao todo, cerca de 4 mil postos, 750 deles na capital.

Se a paralisação não acabar ainda hoje (ontem), amanhã a falta de combustível pode ser generalizada no estado”. Ele disse que o sindicato já comunicou o governo do estado sobre essa possibilidade e aguarda uma solução para a greve dos tanqueiros. De acordo com o Minaspetro, os postos geralmente não tem estoque para mais de um dia. A reportagem não conseguiu contato com o Sindtanque.

Apesar da possibilidade de desabastecimento, o Minaspetro pede a população que não promova uma corrida aos postos para abastecer os veículos, pois isso pode agravar ainda mais o cenário, já que os estabelecimentos teriam que trabalhar com um volume acima do normal para cada estabelecimento.

Fonte: Estado de Minas

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

To Top