Saúde e Bem-estar

Calendário de vacinas segue na vida adulta

O retorno do sarampo a regiões do Brasil, contagiando principalmente adultos, fez com que a vacina tríplice viral voltasse a entrar em evidência. A Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) alerta, entretanto, que a surpresa de parte da população adulta em relação à necessidade de se vacinar comprova o desconhecimento em relação ao Calendário Nacional de Vacinação.

“A vacina tríplice viral está no calendário do adulto há anos, e parece novidade”, adverte a Vice-presidente da SBIm, Isabella Ballalai. “Há uma questão cultural de que vacina é coisa de criança. A população desconhece que existe um calendário de vacinação rotineiro para o adulto”.

O contágio de sarampo traz uma preocupação adicional para a SBIm, porque ele indica que existe a possibilidade de um retorno da rubéola, doença que está erradicada no país. Como a imunização contra ambas e também contra a caxumba é garantida com a mesma vacina, a tríplice viral, Isabella Ballalai afirma que o avanço do sarampo indica que a imunização contra as três doenças está abaixo do ideal. “Se o vírus da rubéola entrar no país, como é a mesma vacina, o cenário pode ser o mesmo”.

De acordo com o Calendário Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde, adultos devem manter em dia as imunizações de hepatite B, febre amarela, tríplice viral, dupla adulto (DT), pneumocócica, herpes zoster e meningocócicas. A SBIm tem um calendário mais amplo, mas nem todas as vacinas que constam nele podem ser obtidas gratuitamente no Sistema Único de Saúde.

O gestor da Unidade Ituiutaba da Clínica de Vacinas Santa Clara, Carlos Junqueira, ressalta que a disponibilidade de vacinas contra doenças é a melhor garantia de prevenção contra várias infecções. “Muitas vacinas não estão nos postos de saúde. Mas isso não significa que não há o risco de disseminação daquela doença. E os adultos devem ficar atentos, não só na vacinação de seus filhos mas, também, em relação ao próprio cartão de vacinas”, destaca. De acordo com ele, a Clínica de Vacinas Santa Clara, em Ituiutaba, possui todas as vacinas liberadas pela SBim. A Unidade fica na fica na R. Vinte e Oito, 1232, no Centro de Ituiutaba. Os telefones para contato são: 34 99791-4747 (WhatsApp) ou 3261-4040 (fixo).

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTINUAR LENDO