Saúde e Bem-estar

Campanha contra hepatites virais termina nesta quarta-feira (31); casos foram diagnosticados em Ituiutaba

No último domingo (28) foi comemorado o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais e em Ituiutaba a campanha de testes rápidos para detecção da doença, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde, que termina nesta quarta-feira (31), já atendeu 739 pessoas e realizou 2.956 testes. Isto porque, além da Hepatite C, cada coleta de sangue analisa também outras três doenças que são a Hepatite B, HIV e Sífilis.

“Comparando o desempenho deste ano com a campanha realizada em 2018 já superamos a quantidade de testes realizados e detectamos cinco novos casos de Hepatite C aqui em Ituiutaba. Também foram diagnosticados dois casos de Hepatite B, sete de HIV e 62 casos de Sífilis até o início desta semana”, relatou a coordenadora do programa, Isabella Cristina Borges.

Ela alertou que a realização dos testes rápidos e o diagnóstico precoce de Hepatite aumenta consideravelmente a chance de cura e evitando que haja a evolução da doença para quadros mais graves como cirrose ou câncer de fígado. “O teste é feito através da coleta de uma quantidade mínima de sangue e o resultado é conhecido em trinta minutos. É tudo muito rápido e sem qualquer procedimento invasivo”, disse.

Em Ituiutaba os testes estão disponíveis em todas as 11 unidades das Equipes de Saúde da Família e também na Unidade Mista de Saúde I, localizada na Avenida Quarenta e Cinco, 164, Setor Sul, próximo da Avenida Minas Gerais. O atendimento no local acontece das 7h às 17h. A hepatite C tem cura em mais de 90% dos casos quando o tratamento é seguido corretamente. As hepatites B e D têm tratamento e podem ser controladas, evitando sua evolução para cirrose e câncer.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTINUAR LENDO