Saúde e Bem-estar

Campanha contra hepatites virais termina nesta quarta-feira (31); casos foram diagnosticados em Ituiutaba

No último domingo (28) foi comemorado o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais e em Ituiutaba a campanha de testes rápidos para detecção da doença, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde, que termina nesta quarta-feira (31), já atendeu 739 pessoas e realizou 2.956 testes. Isto porque, além da Hepatite C, cada coleta de sangue analisa também outras três doenças que são a Hepatite B, HIV e Sífilis.

“Comparando o desempenho deste ano com a campanha realizada em 2018 já superamos a quantidade de testes realizados e detectamos cinco novos casos de Hepatite C aqui em Ituiutaba. Também foram diagnosticados dois casos de Hepatite B, sete de HIV e 62 casos de Sífilis até o início desta semana”, relatou a coordenadora do programa, Isabella Cristina Borges.

Ela alertou que a realização dos testes rápidos e o diagnóstico precoce de Hepatite aumenta consideravelmente a chance de cura e evitando que haja a evolução da doença para quadros mais graves como cirrose ou câncer de fígado. “O teste é feito através da coleta de uma quantidade mínima de sangue e o resultado é conhecido em trinta minutos. É tudo muito rápido e sem qualquer procedimento invasivo”, disse.

Em Ituiutaba os testes estão disponíveis em todas as 11 unidades das Equipes de Saúde da Família e também na Unidade Mista de Saúde I, localizada na Avenida Quarenta e Cinco, 164, Setor Sul, próximo da Avenida Minas Gerais. O atendimento no local acontece das 7h às 17h. A hepatite C tem cura em mais de 90% dos casos quando o tratamento é seguido corretamente. As hepatites B e D têm tratamento e podem ser controladas, evitando sua evolução para cirrose e câncer.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem?

Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet.

Copyright © 2015 Flex Mag Theme. Theme by MVP Themes, powered by Wordpress.

To Top