Redação | Comercial
Saúde e Bem-estar

Centro de Saúde da Mulher destaca a importância do Planejamento Familiar

Nurse giving presciption to elderly woman

A cultura machista que somente a mulher deve ser submetida ao controle do planejamento familiar, está sendo superada. Oportunidades para conhecer e entender melhor sobre o assunto, estão à disposição diariamente da população, por meio do Centro de Saúde da Mulher Ituiutabana “Irmã Savina” ou em qualquer um dos onze PSF instalados no município.

Segundo a Coordenadora do Centro de Saúde, Monaliza Martins Catarina, a procura ainda é baixa, apesar da importância do assunto, e tanto o homem ou a mulher podem tomar a liberdade e iniciativa de procurar atendimento para essa finalidade, mediante a marcação de consulta para discutir a questão.

O Planejamento Familiar é feito de várias maneiras, como por exemplo o uso de pílulas contraceptivas, injeções, preservativos masculino e feminino, DIU, laqueadura e vasectomia. “É sempre bom tomar conhecimento, que o processo da vasectomia é indolor e o homem poder trabalhar em até sete dias. Enquanto que o processo de recuperação da mulher pela laqueadura é de quarenta dias”, alerta Monaliza.

A participação do psicólogo e assistente social, está sempre presente quando o tema escolhido é busca orientação sobre o planejamento familiar. No caso do homem, exige-se que ele tenha que ter idade acima de 25 anos e dois filhos vivos. Após a primeira orientação, o paciente aguarda trinta dias, tempo necessário a reflexão diante de tomar a decisão de optar por algum procedimento.

“Após esses trinta dias, e com o retorno do paciente, mediante apresentação de documentos necessários, solicita-se a assinatura do termo de responsabilidade. Novamente, é submetido a outra orientação médica, depois, possivelmente, caso o paciente este apto é marcado a cirurgia indolor, sem internação e realizado pelo SUS”, lembra Monaliza.

INOVAÇÃO

O Centro de Saúde da Mulher, desde o início do ano, está inovando quanto à necessidade de aumentar a opções de comunicação e esclarecimento dos serviços realizados na unidade. Uma conta no Facebookcentrodesaúdedamulherituiutabana está disposição de quem quiser saber sobre número de vagas para consulta, atendimento médico, método contraceptivos, e todos tipos de serviço prestado. Se preferir ligar antes, o telefone é (34) 3271.8259.