Redação | Comercial
Saúde e Bem-estar

Dia de alerta sobre o consumo do álcool durante a gravidez

Com a campanha Too Young to drink (“Novo Demais para Beber”), a Aliança Europeia FASD alerta sobre os perigos do álcool durante a gestação em data alusiva.

A data escolhida foi 09 de setembro, “Dia Internacional de Alerta para os Transtornos do Espectro Alcoólico Fetal (TEAF). O termo que vem da expressão inglesa “Fetal Alcohol Spectrum Disorders” (FASD) é usado para descrever os problemas físicos e mentais que as crianças podem ter quando são expostos ao álcool no período pré-natal.

No complexo HC (CHC) da UFPR, a disciplina de Genética Médica do curso de medicina da Universidade Federal do Paraná (UFPR) abraça a campanha com o objetivo de alertar aos profissionais da área de saúde e a comunidade leiga sobre os prejuízos do uso da bebida alcoólica durante o período gestacional.

“O mais importante desse processo de conscientização é que a síndrome do álcool fetal pode ser evitada, desde que possamos levar em termos de educação da população o não uso da bebida alcoólica durante o período gestacional”, frisou Rui Pilotto, médico geneticista do Complexo HC e professor de genética médica da UFPR.

Os transtornos mentais associados podem variar de distúrbios de aprendizagem e retardo mental a distúrbios comportamentais e transtornos psiquiátricos.

(Via Ascom UFPR)

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTINUAR LENDO

CLOSE
FECHAR