Saúde e Bem-estar

Enfermeiros dos PSFs de Ituiutaba comemoram o sucesso do Novembro Azul

Mais de 150 homens, muitos deles acompanhados de suas esposas ou companheiras, participaram da ação promovida por enfermeiras e enfermeiros dos PSFs de Ituiutaba, para alertar a população masculina acima dos 45 anos, da importância dos exames que permitem o diagnóstico precoce do câncer de próstata. “O nosso Novembro Azul não poderia ter um resultado melhor”, comemorou a enfermeira do PSF Novo Horizonte, Priscila Franco Ferreira.

Segundo ela, com base no sucesso que foi a ação voltada para as mulheres durante o Outubro Rosa, existia uma expectativa se os homens iriam ou não atender o convite para participarem do Novembro Azul. Mas o que se viu foi uma grande participação, principalmente de moradores da região do Bairro Natal.

“Para nossa felicidade, minha e de todos os demais envolvidos na realização deste evento, o espaço que reservamos aqui no Centro de Artes e Esportes Unificados – CEU, do Bairro Natal, ficou completamente tomado. Todas as cadeiras ocupadas e muita gente acompanhando de pé as palestras proferidas pelo médico Marlos Gervásio, sobre prevenção do câncer de próstata e pela coordenadora do Programa de DST, Isabela Cristina Borges, sobre doenças sexualmente transmissíveis”, disse ela.

Durante toda a manhã desta quinta-feira, entre as atividades oferecidas, a realização de testes de glicemia e aferição de pressão, oferecidos pela Farmácia Cruzeiro, foi uma das mais concorridas. As cadeiras de atendimento do Senac, com corte de cabelos e massagens também estavam constantemente ocupadas. Mas o que realmente chamou a atenção foi a realização de 37 testes rápidos de HIV, Hepatite B e C e Sífilis, que foram feitos em homens, ali mesmo em uma sala reservada no centro de atividades da praça.

“Foi muito gratificante observar o interesse e disposição do público masculino em participar das atividades que oferecemos. Quando vimos o número de testes rápidos que foram feitos, tivemos a certeza de que o nosso Novembro Azul foi realmente um grande sucesso”, declarou Priscila Franco, que aproveitou para destacar a importância dos parceiros na realização deste evento, como as lojas que doaram brindes, panificadoras, supermercados e laticínio que ofereceram o lanche, bem como todos os demais envolvidos. A ação foi encerrada com uma apresentação artística que colocou todos para dançar.

Câncer de Próstata

Mesmo com as constantes campanhas de prevenção e alerta para a realização dos exames que podem detectar o câncer de próstata em estágio inicial, muitos homens relutam em seguir esta recomendação. O câncer de próstata é um dos tipos mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele. Anualmente, o Brasil registra quase 70 mil novos casos da doença e 13 mil mortes causadas pelo tumor. O tratamento para quem identifica precocemente o câncer de próstata chega a índices de cura de até 90%.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTINUAR LENDO

CLOSE
FECHAR