conecte-se conosco

Saúde e Bem-estar

Especialistas publicam cartilha online sobre novo coronavírus

Sugestões foram feitas por uma universidade de medicina do Japão

Publicado

em

Uma universidade de medicina no Japão publicou uma cartilha online que explica como as pessoas podem se proteger do novo coronavírus.

Mitsuo Kaku, especialista em doenças infecciosas e professor da Universidade de Medicina e Farmácia de Tohoku, lidera a equipe que elaborou a cartilha. O documento oferece informações atualizadas sobre como o vírus se espalha e o que as pessoas podem fazer em suas casas para evitar contaminação.

A cartilha recomenda que apenas um membro específico da família seja responsável por cuidados a uma pessoa que esteja apresentando sintomas. Os cuidadores designados devem utilizar luvas e máscara cirúrgica, lavar as mãos frequentemente e medir a sua própria temperatura duas vezes ao dia.

As pessoas também são aconselhadas a utilizar pratos e talheres separados para as refeições, além de deixá-los de molho em desinfetante por pelo menos cinco minutos antes de lavá-los. Roupas também devem ser deixadas de molho por pelo menos 10 minutos em água com temperatura de 80º Celsius antes de serem lavadas. Os cômodos devem ser ventilados de 5 a 10 minutos a cada uma ou duas horas.

Kaku disse ter esperança de que as pessoas que lerem a cartilha consigam diminuir seu risco de contrair o vírus e possam sentir-se mais seguras em seu dia a dia.

Saúde e Bem-estar

37 exames têm resultado positivo para Covid-19 em Uberlândia, diz prefeitura

Publicado

em

A Prefeitura de Uberlândia divulgou nesta sexta-feira, 3, boletim epidemiológico que aponta 37 casos confirmados de Coronavírus (Covid-19), no município. As informações ainda não constam nos informes da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais – SES/MG.

A informação consiste no aumento de 31 casos confirmados no município em comparação ao boletim de quinta-feira, 2. Já os casos suspeitos que estão em investigação aumentaram para 1.455, sendo 87 a mais do que a última divulgação.

Também consta no boletim que há 61 pessoas internadas com suspeita de Covid-19. Desses pacientes, 26 estão em Unidades de Tratamento Intensivo (UTI), enquanto 35 são tratados em enfermarias.

Constam ainda nos dados que outras 303 pessoas tiveram resultado negativo para a doença. A Prefeitura também contabilizou seis mortes suspeitas, além de duas confirmadas que foram causadas pela Covid-19. Os pacientes com óbitos confirmado pela doença são um idoso de 80 anos e uma idosa de 61 anos.

Continue lendo

Saúde e Bem-estar

54° BPM recolhe 6 respiradores em desuso em Ituiutaba e região para manutenção e utilização durante pandemia

Publicado

em

Foto: PMMG

PMs do 54° Batalhão de Polícia Militar, em cumprimento à recomendação do Governo de Minas, executaram na tarde desta sexta-feira, 3, operação junto à clínicas e hospitais públicos e particulares na área  de atuação do Batalhão, com vistas à recolherem, por meio de cessão consensual, aparelhos respiradores para serem utilizados durante a pandemia do Coronavírus (Covid-19). Cuida a ação de deliberação do Comitê Extraordinário Gestor do Estado de Emergência em Minas Gerais, o qual solicitou apoio da Polícia Militar de Minas Gerais diante da demanda que aspira atuação abrangente em todo o estado.

Na área do 54° BPM foram recolhidos seis equipamentos de ventilação mecânica pulmonar, estragados/situação de desuso, com o fim de serem manutenidos e prontamente disponibilizados no enfrentamento da referida pandemia.

Exalta-se a solidariedade, apoio e apreço dos estabelecimentos de saúde diante da operação da PMMG, os quais se envolveram de maneira coesa, inclusive promovendo contatos lineares na busca da logística máxima possível.

Os equipamentos foram levados até à sede do 17° Batalhão de Polícia Militar, em Uberlândia, juntamente com o termo de comodato e registro dos Boletins de Ocorrência para efetivo controle.

Continue lendo

Saúde e Bem-estar

Boletim aponta 1 caso confirmado para Covid-19 e 22 suspeitos em Centralina

Publicado

em

A Prefeitura de Centralina divulgou nesta sexta-feira, 3, números do Comitê de Enfrentamento ao Novo Coronavírus. Conforme os dados divulgados, a cidade possui 22 casos suspeitos em investigação e um caso confirmado de Covid-19.

Além disso, cinco amostras foram coletadas para testes Swap e não há pacientes hospitalizados.

Veja os números abaixo! 

Minas têm 397 casos de Covid-19 e seis óbitos, aponta boletim da SES

Continue lendo

+ lidas