conecte-se conosco

Saúde e Bem-estar

Fundação Saúde do Município de Uberlândia (Fundasus) tem nova diretoria

Publicado

em

A nova diretoria da Fundação Saúde do Município de Uberlândia (Fundasus) foi empossada na tarde desta última sexta-feira (15), durante solenidade no Centro Administrativo Municipal. O novo diretor-presidente da instituição é Cássio José de Sousa, que já trabalhou na diretoria de Formação e Qualificação de Pessoas da Fundasus, na coordenação do Programa de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e também foi assessor da pasta.

Sousa terá em sua equipe Rubens Paulo dos Santos Júnior como diretor administrativo e Rubia Arakaki de Oliveira na direção da Rede de Atenção à Saúde. A Fundasus é responsável pela gestão de aproximadamente 60 unidades, o que corresponde a 75% do total. Segundo o novo diretor-presidente, a rede pública  tem recebido alta demanda e, mesmo em período de dificuldades financeiras, tem feito esforços para dar atendimento de qualidade à população.

Dentre as tarefas mais imediatas, a Fundasus deverá recompor o quadro de recursos humanos da rede. Cássio José de Sousa salientou que a reposição é necessária, pois diversos médicos deixam os postos para começar residência ou por terem arrumado outro emprego. “Nossa tarefa é tornar menos falha as condições de rede, com escalas mais completas e mais profissionais suprindo as faltas”, observou.

Também estão na pauta de prioridades o acompanhamento judicial para agilidade na contratação dos aprovados no concurso da Fundasus e a entrega do Centro de Imagens e do Centro Municipal de Atenção ao Diabetes (CMAD). No primeiro caso, a contratação está suspensa por determinação da justiça até que o caso seja resolvido nos tribunais superiores.

Quanto ao Centro de Imagens, a unidade ficará em um imóvel no centro de Uberlândia e deverá ser inaugurada no próximo mês. O projeto foi concebido para ofertar aos cidadãos o agendamento de exames eletivos, como, por exemplo, ultrassom, e assim reduzir as filas nas UAIs. Já o CMAD (localizado no bairro Patrimônio) está em reforma desde outubro de 2015 e tem previsão para ser finalizada no final de abril. Desde o início da intervenção, os atendimentos dos usuários foram transferidos para o Anexo I da SMS e para as UAIs dos bairros Martins e Tibery.

Saúde e Bem-estar

Número de pacientes com suspeita de Coronavírus em Ituiutaba sobe para 64, diz Comitê

Publicado

em

Conforme Boletim Epidemiológico divulgado nesta sexta-feira, 27 de março, pela Secretaria Municipal de Saúde e pelo Comitê Externo de Enfrentamento ao Novo Coronavírus em Ituiutaba, o número de pessoas suspeitas de infecção por Covid-19 em Ituiutaba passou de 55, na data de ontem, para 64 pessoas em investigação na data de hoje. Um dos casos suspeitos foi descartado clinicamente para Coronavírus.

Deste total de 64 suspeitos, dois pacientes seguem internados no Hospital São José, sem a necessidade da utilização de aparelho de respiração artificial e com quadro clínico estável. São eles, um homem de 64 anos e uma mulher de 56 anos. O terceiro paciente que estava internado até ontem, um homem de 85 anos, recebeu alta e foi liberado para seguir com o isolamento domiciliar, juntamente com as demais 62 pessoas com suspeitas de infecção, que são acompanhadas diariamente pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria Municipal de Saúde.

Do total de casos suspeitos, 11 pacientes foram submetidos à coleta de material para a realização de exames. Até a divulgação deste último boletim, a Secretaria Municipal de Saúde ainda não havia recebido resultado de nenhum dos testes encaminhados à Fundação Ezequiel Dias. Tanto a Secretaria Municipal de Saúde, quanto o Comitê Externo de Enfrentamento ao Novo Coronavírus seguem com o firme compromisso com a transparência e divulgação da real situação à população de Ituiutaba.

Estado

Conforme Boletim Epidemiológico divulgado nesta sexta-feira, 27, pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais – SES/MG, até o momento são 21.691 casos suspeitos para COVID-19 e 189 casos confirmados. Há em investigação 28 óbitos e nenhum óbito confirmado até o momento.

Óbitos em investigação

Óbitos suspeitos de COVID-19 que aguardam a realização de exames laboratoriais e levantamento de informações clínicas e epidemiológicas. Até o momento foram notificados 33 óbitos suspeitos, sendo 5 (cinco) descartados para COVID-19.

Avanço da doença no país

O Ministério da Saúde divulgou o mais recente balanço dos casos da Covid-19, doença causada pelo coronavírus Sars-Cov-2. Os principais números são:

  • 92 mortes
  • 3.417 casos confirmados
  • 2,7% é a taxa de letalidade
  • São Paulo concentra 1.223 casos, e o Rio, 493.

No balanço anterior, que marcou o primeiro mês da circulação do novo coronavírus Sars-Cov-2 no Brasil, os números apontavam 77 mortes e 2.915 casos confirmados. Em relação às mortes, o aumento foi de 19%, e de 17% em relação aos casos do dia anterior.

Continue lendo

Saúde e Bem-estar

Isolamento social: psicóloga indica formas de minimizar impactos

Publicado

em

A recente pandemia a qual estamos atravessando, nos leva ao quadro de isolamento social, obrigando a população a ficar em casa. Algumas pessoas são mais vulneráveis que outras, como idosos e portadores de doenças crônicas. As demais precisam se isolar para não transmitirem o vírus, que tem em sua característica, uma disseminação rápida, mas com uma taxa de mortalidade baixa no restante da população.

Com a chegada do novo Coronavírus, chegaram também a instabilidade econômica, o isolamento social, o medo por você e seus entes queridos e ainda as incertezas sobre o futuro. O atual cenário pode potencializar quadros de ansiedade e depressão, uma vez que, algumas pessoas encontram-se completamente isoladas e sozinhas em suas casas, contribuindo ainda mais para o surgimento de tais casos.

A ajuda psicológica nesses casos é imprescindível e mesmo sem sair de casa pode ser realizada com segurança por profissionais qualificados e experientes através de recursos on-line.

De toda forma é preciso procurar não entrar em pânico, voltando o pensamento para o presente. Enquanto estiver em sua casa, procure fazer algo que te faça ficar confortável: como ler, assistir um bom filme, cuidar das plantas, cozinhar para entes queridos ou fazer algo que goste.

Mantenha-se informado, sobretudo por fontes confiáveis, buscando fugir de informações sensacionalistas ou excesso de informação, minimizando os sintomas de ansiedade.

Pense nas possibilidades que você pode controlar, como: cuidados com a higiene e o distanciamento social. Lembrando que isso é um período que eu não tenho controle e que não posso fazer mais nada além do que já estou fazendo.

Se mesmo assim for impossível controlar e pensar no que estou sentindo, procure ajuda. A saúde emocional é tão importante quanto à saúde física e existem ótimos profissionais prontos para te ajudarem neste momento. CRP 04/545226

Instagram:  @lauranizpsi

Contato e agendamento: (34) 991135503 (WhatsApp)

Email: [email protected]

Endereço: Rua dezoito, 80, Ituiutaba- MG

Continue lendo

Saúde e Bem-estar

SES: 123 casos suspeitos de Covid-19 em Ituiutaba, Santa Vitória, Centralina, Prata, Monte Alegre e Capinópolis

Publicado

em

Foto: Pontal em Foco

De acordo com Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais – SES/MG, até o momento no estão são 21.691 casos suspeitos para COVID-19 e 189 casos confirmados. Há em investigação 28 óbitos, sem confirmações, até o momento, de mortes causadas pela doença.

Óbitos em investigação

Óbitos suspeitos de COVID-19 que aguardam a realização de exames laboratoriais e levantamento de informações clínicas e epidemiológicas. Até o momento foram notificados 33 óbitos suspeitos, sendo 5 (cinco) descartados para COVID-19.

Região

Na região, em cidades próximas de Ituiutaba, 194 casos suspeitos da doença estão em investigação, conforme a SES. Dois casos, de pacientes da cidade de Prata, foram confirmados. Conforme o Boletim, Ituiutaba possui 42 casos suspeitos; Santa Vitória 19 casos; Centralina 13 casos; Prata 25 casos; Monte Alegre de Minas 22 casos e Capinópolis 2 casos.

As cidades de Gurinhatã, Ipiaçu e Cachoeira Dourada não possuem casos suspeitos da doença.

Divergência nos números

Os número divulgados pela SES e pelo Comitês de Enfrentamento ao Novo Coronavírus nos município apresentam divergências. Em Ituiutaba, por exemplo, no último Boletim Epidemiológico divulgado na noite da última quinta-feira, 26, 55 pacientes eram monitorados pelas autoridades de Saúde, sendo que três encontravam-se hospitalizados no Hospital São José.

Isso ocorre, segundo a coordenadora do Comitê em Ituiutaba e chefe de Vigilância em Saúde, Liliane Lira, pelo fato de que existem dificuldades para alimentação do sistema específico e que realiza comunicação entre os município e o estado.

País

As secretarias estaduais de Saúde divulgaram, até 13h00 de sexta-feira (27), 3.036 casos confirmados do novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Brasil com 77 mortos, 58 deles em São Paulo, de acordo com a Secretaria de Saúde do estado.

O avanço da doença está acelerado: foram 25 dias desde o primeiro contágio confirmado até os primeiros 1.000 casos (de 26 de fevereiro a 21 de março). No entanto, os outros 2.000 casos foram confirmados em apenas seis dias (de 21 a 27 de março).

Errata: O Pontal em Foco errou ao noticiar que 194 casos suspeitos e 2 confirmados de COVID-19 estão no Boletim da SES. A consulta dos dados para a cidade de Prata aponta, na verdade, 25 casos suspeitos, sem confirmações. A busca realizada, além de Prata, no Triângulo Mineiro, apresentou dados das cidades de Lagoa da Prata, Cachoeira da Prata e São Domingos da Prata, todas em Minas Gerais. 

Assim, o número correto de casos suspeitos em Ituiutaba, Santa Vitória, Centralina, Prata, Monte Alegre de Minas e Capinópolis totalizaram nesta sexta-feira, 27, 123. Sem confirmações ou descartados. 

Confira os dados disponibilizados pela SES/MG

Ituiutaba

Santa Vitória

Centralina

Prata

Monte Alegre de Minas

Capinópolis

Uberlândia

Uma das maiores cidades de Minas Gerais, Uberlândia, no Triângulo Mineiro, possui nos registros da SES total de 548 notificações de COVID-19, sendo 527 casos suspeitos, 7 confirmados e 14 descartados. Já no último Boletim Epidemiológico divulgado pela Prefeitura de Uberlândia, na tarde da última quinta-feira, 26, o município contava com 697 casos suspeitos, sendo 8 confirmados, 73 descartados, 4 óbitos suspeitos e 39 pacientes hospitalizados.

 

Continue lendo

+ lidas