Saúde e Bem-estar

Maior complexo hospitalar privado de Uberlândia realiza semana voltada à amamentação

A primeira semana do mês de agosto é marcada por uma programação especial: é a Semana Mundial do Aleitamento Materno, que é celebrada anualmente em 120 países e teve início em 1992. A ação tem como objetivo promover e defender a amamentação. 

Para este ano, o tema para a Semana Mundial do Aleitamento Materno sugerido pela Organização Mundial de Saúde e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), é:  “Capacite os pais e permita a amamentação, agora e no futuro”.   

De acordo com a  Organização Mundial de Saúde (OMS), a amamentação deve ser exclusiva nos primeiros seis meses de vida, uma vez que é uma forma de oferecer ao bebê todos os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento. Além disso, é extremamente vantajoso para a mulher, que, além de fortalecer o vínculo afetivo entre mãe e filho, previne o câncer de mama e ovário.   

A ginecologista e obstetra do Santa Genoveva Complexo Hospitalar, Ana Paula Lino Jorge Machado, defende a amamentação porque, além de todos os benefícios, fortalece o sistema imunológico do bebê e atua na redução de alergias. E, para as mães, auxilia no pós-parto, reduzindo o risco de sangramento e infecções e auxilia no retorno do útero. “A amamentação é importante, principalmente, para o desenvolvimento cognitivo do bebê, dos movimentos neuromusculares, formação do palato e mandíbula e desenvolvimento do sistema respiratório. Mas, mais do que isso, a amamentação é o momento de construção do afeto”, garante a médica.   

Com o objetivo de divulgar a importância e todos os benefícios da amamentação, o Santa Genoveva Complexo Hospitalar promove uma semana com diversas atividades voltadas ao tema.   

Cronograma: 

05 e 06/08 – de 17h30 às 19h30: Capacitação da equipe de enfermagem 

06 e 08/08 – de 10h às 11h: Palestra “Mitos e verdades sobre a amamentação”, destinada às mães. Local: Maternidade 

07/08 – de 19h às 21h30: Lançamento do curso para gestantes “Mamãe Genoveva”. Local: Auditório do Hospital – Av. Vasconcelos Costa, 967 – 7º Andar. 

08/08   

* De 14h às 15h: Mamaço com as mães que tiveram bebês recentemente – Local: Maternidade 

* De 15h às 17h: Visita externa à maternidade e quarto PPP (pré-parto, parto e pós-parto) 

* 19h: Inauguração oficial da nova maternidade do Santa Genoveva Complexo Hospitalar 

 
CONTINUAR LENDO