Redação | Comercial
Saúde e Bem-estar

Palestra destaca importância da amamentação

A iniciativa ocorreu para reforçar a campanha da “Semana Mundial de Amamentação”. Foto: Divulgação Ascom

Aproximadamente oitenta mães em fase de lactação e grávidas estiveram nesta segunda-feira, 07, na Unidade Mista de Saúde II (UMS), bairro Progresso, atendendo ao chamamento da Secretaria de Saúde, Prefeitura de Ituiutaba que realizou palestra alusiva à importância do aleitamento materno.

A iniciativa ocorreu para reforçar a campanha da “Semana Mundial de Amamentação”. Segundo a Coordenadora do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, NASF, Renata Alves Cardoso, o evento na UMS II teve o objetivo de realizar o bate-papo, troca de informações, experiência, e logicamente levar alguns esclarecimentos.

“O encontro foi realizado com o objetivo de comemorar a semana mundial do aleitamento materno, e contribuir para a necessidade e relevância da amamentação. Quanto mais tocamos neste assunto, mais alertamos sobre essa importância”, disse a Coordenadora Renata.

O aleitamento materno protege o bebê de quais doenças?

O aleitamento materno protege, principalmente, contra diarreia. Uma criança que é amamentada tem 14 vezes menos chances de morrer de diarreia, em comparação a uma criança que não é amamentada. O aleitamento também protege contra pneumonia e um monte de outras doenças infecciosas, principalmente a otite média, aquela doença em que a criança que vive com o ouvido inflamado, dor de ouvido e com saída de cera pelo ouvido. A amamentação é muito importante para proteger contra todas essas doenças.

Quais os benefícios do aleitamento materno para a formação dos dentes da criança?

A criança que é amamentada tem quatro vezes menos chance de precisar usar aparelho nos dentes depois, porque sua arcada dentária, seus dentes, não estão sendo deformados por uma mamadeira ou por uma chupeta. Aliás, a gente recomenda que não se dê chupeta para as crianças, pois ela tem esse efeito que é muito danoso sobre a arcada dentária.

Até que idade se pode amamentar a criança?

Não tem uma idade certa, uma idade exata para amamentar a criança. A gente recomenda que amamente até os dois anos. Mas, se a criança continua gostando, amamente um pouco mais, ela pode prosseguir por mais tempo. A gente sabe que as aldeias indígenas, em que a humanidade está no seu estado natural, as mulheres das tribos amamentam normalmente até os quatro anos de idade. É claro que nos tempos modernos, fica mais difícil. Mas, a gente tem noção dessas circunstâncias e dificuldades. O ideal, como falei antes, é amamentar até os dois, conforme é recomendado pela Organização Mundial de Saúde.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *