Saúde e Bem-estar

Pneumonia pode ser evitada com vacinas

A vacina pneumocócica pode prevenir mais de 90% das doenças graves (pneumonia, meningite, otite) em crianças, adultos e idosos

Nesse tempo, o número de casos de alergias e doenças respiratórias, típicas dos dias frios e secos, aumenta significativamente. Os principais sintomas são a tosse, a coriza e a coceira nos olhos ou na garganta.

E o que pode começar com uma simples tosse, muita das vezes pode rapidamente evoluir para um quadro grave de pneumonia.

A pneumonia é uma infecção aguda grave que atinge os pulmões, necessitando de hospitalização nos quadros mais intensos, para que o paciente possa receber antibióticos, oxigênio e líquidos endovenosos.

Na pneumonia, a tosse vem acompanhada de escarro, dor no tórax, febre alta, calafrios, suor e a palidez. Em geral, a pneumonia é consequência de alguma infecção das vias respiratórias (bronquite, resfriado e gripe) causada por vírus e/ou bactérias.

Entre as recomendações para evitar essa doença, está: não fumar, tratar com atenção as doenças respiratórias e evitar ambientes fechados.

Mas, o que muita gente não sabe, é que para Pneumonia existe a vacina Pneumocócica, que garante a eficácia na proteção contra até 23 tipos de pneumonias. Trata-se de vacinas inativadas, portanto não têm como causar as doenças.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Imunologia (SBIm), a vacina pneumocócica conjugada 13-valente (VPC13) previne de 80 a 90% das doenças graves (pneumonia, meningite, otite) em crianças, jovens, adultos e idosos causadas por 13 sorotipos de pneumococos. Já, a pneumocócica polissacarídica 23-valente( VPP23) previne mais de 90% das doenças causadas por 23 tipos de pneumococos.

Para crianças a partir de 2 meses e menores de 6 anos de idade, é recomendada a vacinação rotineira com VPC13. Para crianças com mais de 6 anos, adolescentes e adultos portadores de certas doenças crônicas, recomenda-se esquema com as vacinas VPC13 e VPP23.

Para maiores de 50 anos e, sobretudo, para maiores de 60, recomenda-se esquema com as vacinas VPC13 e VPP23.

Lembrando que a pneumonia pode acometer qualquer idade, desde crianças e recém-nascidos, até idosos.

Na Clínica de Vacinas Santa Clara, em Ituiutaba, tem tanto a vacina Pneumo 13 quanto a Pneumo 23. Vá até a clínica e obtenha orientação sobre como está o seu esquema vacinal e quais são as vacinas que devem ser tomadas para ficar com o calendário em dia!

Em Ituiutaba, a Clínica de Vacinas Santa Clara fica na R. Vinte e Oito, 1232, no Centro de Ituiutaba. Os telefones para contato são: 34 99791-4747 (WhatsApp) ou 3261-4040 (fixo).

Especial Publicitário

Tags:
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTINUAR LENDO