Saúde e Bem-estar

Supostos casos de sarampo em Ituiutaba reforçam importância da vacinação

A Secretaria Municipal de Saúde em Ituiutaba, registrou na semana passada a possibilidade de que duas crianças no município possam ter sido contaminadas por sarampo. Segundo o Setor de Epidemiologia, por medida de preocupação, a situação está sendo investigada. Foram colhidos materiais e enviados para o laboratório oficial do Estado, a Fundação Ezequiel Dias (FUNED), e o resultado pode levar mais de trinta dias.

“Acreditamos que os casos levantados devem ser confirmados apenas como suspeita, levando em conta que as crianças tomaram as duas doses de prevenção contra o sarampo. Ainda assim, são suspeitas que devem ser investigadas para tranquilizar e conscientizar a população sobre importância de prevenir e proteger as crianças para o resto da vida”, disse a enfermeira, Cibele Ferreira Guimarães.

A Secretaria de Saúde adotou ainda outras medidas preventivas como o isolamento e bloqueio, seguindo de recomendação para vacinação de todo o quarteirão da residência das crianças. Neste caso, os agentes de saúde, realizaram visita de casa em casa, antecipando a distribuição das doses.

A situação em Ituiutaba pode servir de alerta, considerando que alguns estados no norte do país como Amazonas e Roraima, confirmaram surtos de sarampo. A Campanha Nacional de prevenção contra pólio e sarampo está em andamento, e os responsáveis pelas crianças, podem leva-las em qualquer uma das onze salas de vacinas, sem qualquer tipo de ônus ou agendamento.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTINUAR LENDO

CLOSE
FECHAR