Saúde e Bem-estar

Vereadora indica ao Executivo gratuidade de transporte para doação de sangue e medula óssea em Ituiutaba; opine

A vereadora Gabriela Ceschim realizou indicação n° 484/2018 ao Poder Executivo de Ituiutaba para estudo da possibilidade de criação de projeto que institua gratuidade do transporte coletivo urbano municipal aos doadores de sangue ou medula óssea.

Gabriela fundamenta a indicação afirmando que tanto a doação de sangue, como a doação de medula óssea são gestos de solidariedade e de amor ao próximo. “Para o doador, há apenas um incomodo passageiro. Para o doente, pode significar a diferença entre a vida e a morte. No caso do transplante de medula óssea é exigida uma grande compatibilidade entre o doador e o receptor. Calcula-se que entre irmãos a probabilidade de indivíduos compatíveis é de 35%. Quando se procura um doador fora da família as chances caem bastante, e a mistura étnica, natural da população brasileira, dificulta ainda mais a busca por compatibilidade. Por isso, é muito importante que os bancos de doadores de Medula Óssea tenham um cadastro grande, para maximizar as possibilidades de sucesso na busca por doadores compatíveis”, explicou.

Em se falando em doação de sangue, a vereadores escreveu que trata-se de um processo de fundamental importância para o funcionamento de um hospital ou dentro de saúde.

A par deste panorama, o projeto visa aumentar o coeficiente de altruísmo da população, por meio deste incentivo, a fim de contribuir para a formação cada dia mais solida de banco de doação, em respeito ao ser humano, a confraternização e a solidariedade a que devemos a todos da população.

Funcionamento

De acordo com a indicação, ficaria a empresa de transporte coletivo urbano municipal obrigada a transportar gratuitamente os doadores de sangue e ou medula óssea, mais 1(um) acompanhante nos dias em que os mesmos forem realizar os procedimentos no município de Ituiutaba.

A comprovação da condição de doador se fará mediante a apresentação da carteira de identificação do doador, fornecida pelo órgão responsável pelo procedimento, juntamente com documento de identidade de validade nacional contendo foto.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTINUAR LENDO