conecte-se conosco

Saúde e Bem-estar

Vigilância ambiental convoca população tijucana para ato contra a dengue; participe

Publicado

em

O Setor de Vigilância Ambiental do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e a Secretaria Municipal de Saúde de Ituiutaba, com o objetivo de reforçar a prevenção e o combate ao mosquito transmissor de dengue, o Aedes aegypti, realizarão na próxima segunda-feira (26), a partir das 15h, uma mobilização pelas principais vias centrais da cidade.
O ato pretende contar com a participação das demais secretarias municipais, entidades, escolas, forças civis e miliares e de toda comunidade tijucana. A concentração começará às 14h30, na Praça Cônego Ângelo (Pça da Prefeitura) para em seguida, sair em caminhada pela Rua 20 até a Avenida 17, contornando pela Rua 22, e encerrando no ponto de partida.
Segundo o Chefe do Setor de Controle de Endemias, Paulo Sergio de Oliveira, o Ministério da Saúde, instituiu o dia 19 e novembro, como o dia D, para marca em todo o País, o início das ações combate ao mosquito Aedes, que além da dengue, transmite ainda a chikungunya, zika vírus e febre amarela.
“Existe grande esforço por parte da diretoria do Departamento de vigilância epidemiológica, que conta com a coloração e parceria de servidores de outras secretarias, entidades e órgãos com foco em estimular a conscientização da população a fazer a sua parte, mantendo o quintal limpo, e eliminando qualquer possibilidade de proliferação do mosquito”, disse Paulo.
Como forma de mostrar a indignação e tristeza, provocada pelo óbito de uma idosa em Ituiutaba, vítima da dengue no mês de março deste ano, todos os agentes de endemias comparecerão a manifestação, vestido de roupas na cor preta.

Saúde e Bem-estar

152 casos suspeitos de Covid-19 são monitorados em Ituiutaba, diz Prefeitura

Publicado

em

Foto: Pontal em Foco

O boletim diário do Comitê de Enfrentamento ao Novo Coronavírus em Ituiutaba foi divulgado nesta terça-feira, 7, e aponta total de 152 casos suspeitos da doença no município. Os casos são acompanhados pelas autoridades de Saúde.

Além disso, dois casos foram descartados clinicamente e cinco testes Swap tiveram resultados negativos.

Até o momento, apenas 16 coletas foram realizadas, sendo que somente cinco resultados dos exames foram entregues.

Avanço no estado

Conforme boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais – SES/MG, até o momento são 49.652 casos suspeitos para Covid-19 e 559 casos confirmados. Cem óbitos óbitos estão em investigação e onze foram confirmados.

Os dois óbitos informados nesta terça-feira, 7, são: paciente 10: paciente do sexto masculino, 78 anos, residente de Pouso Alegre. Início dos sintomas em 24/03/2020. Portador de doença pulmonar obstrutiva crônica e Hipertensão Arterial. Internação em 27/03/20. Exame de Swab para Covid-19 detectável em 01/04/20 em laboratório privado. Óbito em 05/04/20.

Paciente 11: paciente do sexo feminino, 60 anos, residente em Belo Horizonte. Início de sintomas em 01/04/20. Portadora de neoplasia e hipertensão arterial. Internação em 06/04/20. Exame de swab para Covid-19 detectável em 06/04/20 em laboratório privado. Óbito em 07/04/20.

País

O Ministério da Saúde atualizará as informações sobre a expansão do coronavírus no Brasil em coletiva que ocorre às 17h desta terça-feira (7), no Palácio do Planalto. Temas como a liberação do uso da cloroquina para pacientes com sintomas leves e um possível afrouxamento das medidas de isolamento social devem ser abordados pelo ministro Luiz Henrique Mandetta e seus secretários. A confirmação de que o ministro fica no cargo também pode ser assunto.

No boletim de terça-feira (6), o ministério divulgou 12.056 casos confirmados da doença e 553 vítimas fatais. São Paulo, com 304 mortes, e Rio de Janeiro, com 71, são os estados com mais vítimas. Só dois estados brasileiros, Acre e Tocantins, ainda não tiveram mortes devidas ao coronavírus.

Continue lendo

Saúde e Bem-estar

Ituiutaba e outras oito cidades da região possuem 331 casos suspeitos de Covid-19, diz SES/MG

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais – SES/MG divulgou nesta segunda-feira, 6, boletim epidemiológico relacionado ao Coronavírus (Covid-19), que aponta 47.715 casos suspeitos para a doença, sendo 525 casos confirmados. Além disso, cento e dezenove óbitos estão em investigação e nove mortes de pacientes foram confirmadas em função da Covid-19.

O Pontal em Foco, de posse dos dados divulgados pela SES/MG, realizou levantamento que aponta 331 casos suspeitos da doença nas cidades de Ituiutaba (127); Santa Vitória (84); Gurinhatã (4); Capinópolis (5); Ipiaçu (1); Centralina (23 suspeitos e 1 confirmado); Canápolis (7); Monte Alegre de Minas (42) e Prata (38).

Caso em Centralina

O primeiro caso do novo Coronavírus em Centralina foi confirmado na última sexta-feira, 3, através do boletim diário sobre a doença divulgado pela Prefeitura. A paciente é uma idosa de 81 anos que estava internada em uma Unidade de Terapia Intensiva – UTI em Uberlândia.

Conforme o secretário de Saúde de Centralina, Guilherme Ferreira Tassi, a paciente deu entrada na UTI de Uberlândia no dia 31 de março.

Testes realizados em Ituiutaba

De acordo com a Prefeitura de Ituiutaba, até o momento, 16 coletas Swap para detectar existência ou não da doença Covid-19 foram realizados em pacientes tijucanos. Desses, quatro foram devolvidos com resultado negativo, sem a presença da doença. Um boletim diário dever ser divulgado pelo Comitê de Enfrentamento ao Novo Coronavírus em Ituiutaba nas próximas horas.

A assessoria de comunicação ainda não informou previsão sobre a entrega dos demais resultados. Confira abaixo os dados disponibilizados pela SES/MG hoje (6) e relacionados a cidades de Ituiutaba e região.

Ituiutaba

Santa Vitória

Gurinhatã

Capinópolis

Ipiaçu

Centralina

Canápolis

Monte Alegre de Minas

Prata

Continue lendo

Saúde e Bem-estar

Veja cronograma de vacinação de idosos contra gripe na zona rural de Campina Verde

Publicado

em

A Prefeitura de Campina Verde, através da Secretária Municipal de Saúde, informa que uma equipe estará percorrendo toda a região para vacinar a população idosa, pessoas acima de 60 anos, contra a gripe.

Confira os locais de vacinação na zona rural

– Dias 06/07 e 08 – Assentamento Córrego Fundo.

– Dia 09 – Comunidade da Andrelândia e Retirada Bonita.

– Dias 13/14 e 15 – Assentamento Nova São José.

– Dia 16 – Escola Otávio Severino da Silva (Grama) e Povoado do Bastos.

– Dia 17 – Assentamento Conquista Palmas.

– Dia 20 – Assentamento Primavera.

– Dias 22/23 e 24 – Assentamento Sanharão.

– Dias 27 e 28 – Assentamento Capão Alto.

– Dias 29/30 e 04 de Maio – Assentamento Campo Belo.

– Dia 05 de Maio – Assentamento Inhumas e Fazendinha.

Vale ressaltar que o horário de vacinação é a partir das 8h da manhã, em todas as localidades. Se preferir, as pessoas podem procurar uma das unidade de saúde em Campina Verde e Honorópolis para vacinar.

Em Campina Verde a vacinação será restabelecida nesta terça-feira, 7, nas unidades de saúde ESF Dr. Ademar Geraldo de Queiroz (Avenida 25), ESF Dr. Manoel Ribeiro Franco (Rua 14), e ESF Ana Cândida (Bairro Alvorada), já em Honorópolis a vacinação também retornará nesta terça-feira na unidade de saúde ESF João Luiz França.

Continue lendo

+ lidas