Redação | Comercial
Acontece

Vai viajar no feriado? Saiba como verificar o estado dos pneus antes de pegar a estrada

Veja quais cuidados deve ter antes de pegar a estrada. Foto: Divulgação

Quem está se planejando para curtir os próximos feriados de Tiradentes (21) e do Dia do Trabalhador (1º) e irá pegar a estrada deve, antes de sair, verificar as condições do carro. O estado dos pneus do veículo é um dos itens que precisa ser analisado antes de qualquer viagem para garantir a segurança de passageiros e motorista nas rodovias. Veja algumas dicas para revisar os pneus:

Verifique o estado dos pneus

O primeiro passo é olhar se os pneus ainda estão em condições adequadas para rodar. As próprias peças possuem um indicador, na banda de rodagem, que é a parte do pneu que entra em contato com o solo, que mostra quando é hora de trocá-los. O indicador é uma saliência de borracha com 1,6 milímetros de altura que fica no “desenho”, ou no sulco, do pneu é. Quando a peça atinge o índice é importante substituí-la por uma nova, de acordo com as especificações do manual do carro.

Se ele estiver careca, é importante fazer a troca antes da viagem. Ainda que o pneu não esteja exatamente na marca, vale a pena substituí-lo caso a viagem seja longa para garantir a segurança do carro. É importante também levar o estepe, caso haja algum imprevisto e seja preciso trocar os pneus durante o trajeto.

Cuidado com as chuvas

Em chuvas na estrada, um pneu careca pode apresentar um grande perigo para a vida dos ocupantes do veículo, pois há o risco de aquaplanagem, quando a água fica retida entre o pneu e a pista, formando uma película que impede o contato das rodas com o solo. Por isso, é importante verificar se os pneus estão adequados para dirigir. Mesmo com a troca, em casos de temporais, é recomendável sempre reduzir a velocidade por medida de segurança.

Calibre as peças

Garanta que a pressão dos pneus esteja regulada antes de sair de casa. Uma pressão errada pode comprometer o desempenho dos carros. Quando o automóvel tem pneus com pressão baixa mais combustível é queimado, as rodas sofrem desgaste e a direção se torna mais pesada.

No manual do carro estão as instruções para realizar a calibragem. Lembre-se que ela deve ser sempre feita com pneus frios. Verifique também quantas pessoas serão transportadas na viagem. Caso os cinco locais do veículo estejam ocupados e o bagageiro também, é importante consultar as especificações do manual do automóvel. Com o carro cheio, a pressão dos veículos costuma ser aumentada.

Veja se está na hora de fazer o balanceamento

A cada 10 mil quilômetros rodados, o balanceamento dos pneus e o alinhamento das rodas precisam ser verificados. Além disso, fique atento se o veículo tiver impactos na suspensão ou apresentar desgastes irregulares. Outra dica para identificar se é hora de uma revisão é observar se o veículo está puxando para um lado ou quando há vibrações na troca ou no conserto dos pneus ou em mudanças na suspensão.

Fonte: Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip)

CLOSE
FECHAR
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.