conecte-se conosco

Autenticando

Um dos bandidos mortos no Piauí após explosões em bancos usava documento falso e não é natural de Ituiutaba; entenda

Publicado

em

Oito homens foram mortos e outros cinco foram presos suspeitos de participar do assalto a duas agências bancárias que aconteceu no dia 30 de abril, na cidade de Campo Maior. As mortes aconteceram durante a tarde de domingo, 5 de maio. A Polícia Civil não divulgou a data em que aconteceram as prisões.

Os suspeitos foram mortos em confronto com a polícia na região da cidade de Cocal. De acordo com informações da Secretaria de Segurança do Piauí, a maioria é da cidade de Uberlândia (MG), no Triângulo Mineiro. Com ele os policiais encontraram uma pistola e um colete a prova de balas.

Na manhã do último domingo, 5 de maio, imagens relacionadas aos fatos foram disseminadas em grupos da rede social WhatsApp, sendo que no conteúdo foi divulgado um documento RG com a naturalidade de Ituiutaba, como sendo um dos mortos no confronto.

O Pontal em Foco apurou junto a assessoria de comunicação da Polícia Militar e verificou que na verdade trata-se de um documento falso que o criminoso portava no momento em que acabou alvejado e morto. O documento utilizado pelo criminoso continha o nome de um homem que na verdade é natural de Uberlândia e residente em Santa Vitória. A pessoa que teve seu nome envolvido injustamente no caso por conta do documento falso e da divulgação da imagens nas redes sociais e em portais de notícia, não possui sequer passagens pela polícia.

Portanto, não há envolvimento de tijucanos no fato ocorrido no estado do Piauí e o documento divulgado com tal informação é falso. Ainda conforme informações da PM, o autor em questão é na verdade natural da cidade de Uberlândia.

O caso

Subiu para oito o número de criminosos mortos em confronto com a polícia no Piauí, segundo o secretário de Segurança, Fábio Abreu. Policiais continuam operação em busca dos demais membros do grupo criminoso que explodiu dois bancos na cidade de Campo Maior na semana passada.

Na tarde do último domingo, seis criminosos foram mortos em confronto com a polícia. Cinco foram presos. Outros envolvidos no crime continuam escondidos na mata entre os municípios de Batalha e Barras. Foram apreendidos armamentos, carros e explosivos.

Participaram da ação policiais do GRECO, Diretoria de Inteligência da SSP-PI, Força Tarefa da SSP/PI, Polícias Civil e Militar de Campo Maior, Piracuruca, Piripiri, Barras, Batalha, RONE, BOPE, Divisão de Operações Especiais da PC-PI e COTAR do Ceará com apoio aéreo.

Suspeitos de assaltos a bancos em Campo Maior são mortos durante confronto com a polícia(Foto: Divulgação/SSP-PI)

Autenticando

Áudio de vice-presidente do Incor sobre coronavírus é verídico; ouça

Publicado

em

Um áudio que circula nas redes sociais com informações do que foi discutido em uma reunião no Instituto do Coração (InCor) sobre o coronavírus realizada na última quarta (11) é realmente de autoria do vice-presidente do Conselho Diretor do Instituto InCor, Fábio Jatene, confirmou David Uip, infectologista e coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus no Estado de São Paulo, em coletiva de imprensa na última quinta (12).

“Esse áudio do meu queridíssimo amigo Fábio Jatene é verídico”, disse Uip. “Foi gravado depois de uma reunião cientifica no InCor em que discutimos estratégias de combate ao vírus. Ele fala ali com a cabeça de cirurgião e não de planejamento. Cirurgião cardíaco é assim, pontua, interpreta e resolve”, conta. “Isso não se instala imediatamente. Os números que mencionamos sobre a necessidade de leitos vão evoluindo”, explica. “O InCor tem uma unidade de terapia intensiva para insuficiência respiratória, que treinará todas as unidades de insuficiências respiratórias do Estado de São Paulo. Ela foi criada para um momento como este”, disse.

No áudio que circula principalmente pelo Whatsapp, Jatene afirma que a tendência é que os casos de coronavírus no Brasil “explodam” nos próximos dias. “Eles disseram para ter muito cuidado com pessoas de idade. Pessoas idosas não devem se expor de jeito nenhum. Deve-se reduzir ao máximo a possibilidade de contágio, porque nos velhinhos, a mortalidade tem chegado a 15% a 18%. E nos jovens fica em torno de 0,2%. É uma doença que mata velho não mata jovem”, diz Jatene.

O vice-presidente do Conselho Diretor do Instituto InCor afirmou ainda que a estimativa é que a Grande São Paulo terá cerca de 45 mil casos da doença. “Destes, de 10 a 11 mil casos vão precisar de UTI. E não temos isso disponível”, diz o cirurgião. “A Itália tem enfrentado esse problema, com as UTIs lotadas estão colocando doentes no centro cirúrgico porque tem respirador. Todas as operações foram suspensas. O Hospital das Clínicas já destinou 75 leitos da UTI só pra coronavírus. Na sequência os leitos do InCor serão mobilizados e estão julgando que vai ser insuficiente”.

Jatene afirmou ainda que a doença se instala rapidamente no organismo e o pico da piora ocorre entre entre 5 e 7 dias a partir da infecção. “Em quatro meses a expectativa é de que o surto se resolva. Vai vir com força, contaminar um monte de gente. Mas, ano que vem, já virou um vírus normal, pequeno, porque as pessoas vão adquirir resistência, os jovens não vão demonstrar a doença”, disse.

Com informações da Revista Crescer

Continue lendo

Autenticando

Vídeo com suposta briga não foi registrado em supermercado de Ituiutaba; leia nota de esclarecimento

Publicado

em

Desde a última segunda-feira, 9, um vídeo que mostra dois homens em luta corporal no interior de um supermercado tem movimentado grupos de redes sociais tijucanas.

De acordo com as publicações, o fato teria ocorrido em um tradicional supermercado instalado em Ituiutaba, contudo, tal informação é inverídica. Conforme apurou o Pontal em Foco, o vídeo teria sido registrado em um supermercado na cidade de Curitiba, no Paraná.

Ainda de acordo com informações, o supermercado apontado como local do acontecimento em Ituiutaba recebeu nesta terça-feira, 10, alguns questionamentos relacionados ao vídeo, com críticas relacionadas até mesmo com a segurança no estabelecimento, mesmo não tendo o fato registrado no local.

A postagem foi publicada até mesmo em páginas de notícias no Facebook, como se tudo tivesse acontecido em Ituiutaba.

Esse é mais um Autenticando, quadro que busca esclarecer fatos ou fakes ocorridos em Ituiutaba ou na região.

Veja o vídeo que está sendo propagado nas redes sociais:

Continue lendo

Autenticando

Comunicado de suposta interrupção no serviço de energia neste sábado (23) em Ituiutaba é falso

Publicado

em

Desde a última quinta-feira, 21, uma mensagem falsa está sendo disseminadas em grupos de redes sociais do WhatsApp e também em outras plataformas digitais. Trata-se de um suposto comunicado da Companhia Energética de Minas Gerais – CEMIG sobre interrupção no serviço de energia neste sábado, 23, com início às 15h e término às 21h30.

Conforme apurou o Pontal em Foco, trata-se de fake news, principalmente, por conta da partida final da Copa Libertadores, que ocorrerá na tarde do próximo sábado, 23, entre as equipes Flamengo e River Plate. Apesar de ser vista como uma “brincadeira” entre torcedores, a publicação falsa faz com que várias pessoas acreditem no comunicado, ocasionando transtornos e desinformação.

Nota da CEMIG

A Cemig alerta que é falsa a informação de que há desligamentos programados para amanhã (23/11) a partir das 16 horas, para manutenção de rede elétrica em qualquer um dos municípios atendidos pela companhia.

A empresa salienta que as datas e horários de manutenções programadas são selecionadas rigorosamente, de modo minimizar possíveis impactos à população. Além disso, todas as interrupções programadas são divulgadas pelos veículos de imprensa locais com antecedência mínima de 72 horas, e comunicadas por e-mail aos clientes cadastrados.

Dessa forma, a empresa reafirma seu compromisso em manter os seus clientes informados sobre suas ações, e repudia qualquer divulgação de mensagens falsas que somente trazem prejuízo à população.”

Comemoração

A confusão sobre a suposta falta de energia amanha (23) mexeu com o sentimento de alguns torcedores, principalmente, do Clube de Regatas Flamengo, que estão ansiosos para acompanhar à decisão.

Bastante conhecido em Ituiutaba e flamenguista nato, o popular Lúcio Gardenal gravou um áudio onde comemora o fato de que no sábado haverá energia em Ituiutaba, atribuindo a mensagem falsa a torcedores de um clube rival. Ouça o áudio abaixo!

O jogo

No próximo sábado (23), a partir das 17h (horário de Brasília), Flamengo e River Plate, da Argentina, escreverão mais uma página da longa história de conquistas e glórias do futebol sul-americano, pois protagonizam uma final inédita de Copa Libertadores da América no Estádio Monumental de Lima (Peru).

O ineditismo do jogo está no fato de as duas equipes se enfrentarem pela primeira vez na decisão da competição. E a importância histórica se dá porque esta é a final de número 60 da Libertadores, torneio que pela primeira vez terá uma final em partida única.

Continue lendo

+ lidas