Connect with us

Hi, what are you looking for?

Brasil e Mundo

Governo muda regra para novas bolsas de estudo no exterior

Uma portaria do Ministério da Educação agora permite ao governo cancelar bolsas de estudo já aprovadas no exterior. O governo diz que o bolsista que já está no exterior não vai ser afetado. O risco é para aqueles estudantes que ainda não assinaram contrato com o MEC. Se não tiver dinheiro no orçamento, não vai ter bolsa.

A mudança vale para bolsas de estágio, doutorado, pós-doutorado e graduação. Até então o alerta era para documentação incompleta, que também restringe o bolsista. E o aviso sobre possíveis problemas de dinheiro também está no edital para doutorado, publicado nesta última semana. O risco da bolsa não sair é daqui para frente.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Em relação aos bolsistas que já estão estudando no exterior, nada muda, segundo o governo. Quem está no meio do curso não vai ter a bolsa interrompida por essa questão de orçamento. Nem na hora da renovação. Hoje são quase 14 mil brasileiros em diversos países recebendo bolsas; a maioria do Ciência Sem Fronteiras.

No ano passado, o governo chegou a atrasar repasses para instituições parceiras nos Estados Unidos. Teve também congelamento de bolsa de estudo por conta do cofre fechado.

Quem está lá fora fica inseguro, como é o caso de Pedro. Ele faz engenharia elétrica, está nos Estados Unidos há 11 meses, e agora teve que resolver uma pendência de um documento. “Se você não tratar o assunto com uma certa urgência, eles tendem a não responder com tanta urgência. É um pouco de problema de efetividade na comunicação”, contou o bolsista Pedro Campos.

Advertisement. Scroll to continue reading.

A Capes admite falhas. Diz que são 50 pessoas para atender os quase 14 mil estudantes. “Nós passamos de algumas centenas para milhares de estudantes. E as agências não estavam ainda preparadas. Nosso contato é individualizado. Você imagina você ter contatos individualizados, o quadro técnico não é tão grande, nós temos um quadro reduzidíssimo”, justificou o diretor de Programas e Bolsas da Capes, Geraldo Nunes.

Segundo informações do G1, o orçamento da Capes para bolsas no exterior deste ano é de R$ 1,6 bilhão.

Advertisement. Scroll to continue reading.
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também:

Política

Devido às mudanças causadas no país por causa do novo coronavírus, muita gente tem dúvidas se as eleições municipais em outubro estão garantidas. Em...

Cotidiano

O bispo da Diocese de Ituiutaba, Dom Frei Irineu Andreassa (OFM) divulgou na última terça-feira, 11, nota que trata de transferências e posse de...

Economia

Valor foi fixado pelo governo em R$ 1045

Cotidiano

O 54º Batalhão de Polícia Militar será comandado pelo tenente-coronel Waldir dos Santos Teixeira. A Polícia Militar de Minas Gerais realizará solenidade de troca...

Advertisement