Connect with us

Hi, what are you looking for?

Cotidiano

Cemig alerta que furtar energia é crime previsto em lei

Empresa pretende fazer mais de 800 mil inspeções e trocas de medidores em todo o estado neste ano

Combater, reduzir o prejuízo e conscientizar a população sobre o furto de energia. Esses são os principais objetivos da Cemig para eliminar os “gatos” na rede de energia. Furtar é energia é um crime previsto em lei e pode ser enquadrado nos artigos 155 e 171 do Código Penal.

O gerente de Medição e Perdas da Cemig, Luiz Renato Fraga Rios, ressalta que o furto de energia pode gerar consequências criminas, jurídicas e financeiras para quem faz esse tipo de ligação irregular na rede de distribuição de energia elétrica.

“Essa prática é um crime previsto no artigo 155 do Código Penal, que estipula multa e pena de até oito anos de reclusão, além da obrigação de ressarcimento da energia furtada e não faturada, de forma retroativa. Além desse artigo, alguns juízes enquadram esse crime no artigo 171, que trata do estelionato”, afirma.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Rios destaca que a tarifa dos consumidores mineiros poderia ser até 5% mais barata se não houvesse ligações irregulares e clandestinas na área de concessão da Cemig.

“O prejuízo é compartilhado entre a Cemig e a comunidade. É como se fosse um condomínio com dez moradores. Se um não pagar corretamente, a taxa vai ficar mais alta para os nove que pagam corretamente. Daí a importância do nosso trabalho para a sociedade.”, compara o gerente Rios.

Cemig intensifica ações de combate

Advertisement. Scroll to continue reading.

Em 2019, a Cemig aumentou em 65% o número de inspeções para identificação e remoção de ligações irregulares em sua área de concessão. No ano passado, foram inspecionadas 306 mil unidades consumidoras ante as 185 mil de 2018.   

O aumento das inspeções tem o objetivo de reduzir o desvio de 4,2% da energia fornecida pela empresa em sua área de concessão, o que compromete a qualidade e causa um prejuízo de R$ 450 milhões por ano. Mas a companhia pretende aumentar ainda mais em 2020. Neste ano, a Cemig pretende fazer cerca de 800 mil fiscalizações em medidores em todo o estado. Recentemente, a companhia contratou 556 técnicos para se dedicarem a esse trabalho, além de outros técnicos para modernizarem o parque de medição. 

“A Cemig tem intensificado a quantidade de inspeções e em 2020, faremos um número recorde de aproximadamente 800 mil inspeções, instalando medidores eletrônicos com alarmes anti-perdas em várias unidades. Tais medidores possibilitam a indicação em tempo real da intervenção. Vamos mudar o patamar tecnológico da empresa.”, destaca Luiz Renato Fraga Rios.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Nos últimos anos,  a Cemig e a Polícia Civil estão ampliando a atuação no combate ao furto de energia nos 774 municípios da área de concessão da companhia em Minas Gerais. Vale destacar que esse tipo de delito causa perdas financeiras  e transtornos à população, uma vez que sobrecarrega a rede de distribuição e compromete a qualidade do fornecimento de energia da região onde ela está localizada.  

Advertisement. Scroll to continue reading.
1 Comment

1 Comment

  1. Miralso

    fevereiro 6, 2020 at 5:02 pm

    ESTAMOS ORGANIZANDO UM APAGÃO CONTRA O ABSURDO DO PREÇO DA ENERGIA AQUI EM MINAS E FORA OUTRAS FALCATRUAS CIDADES AI QUE PAGAM ILUMINAÇÃO PUBLICA SENDO QUE NÃO TEM ESSE SERVIÇO INSTALADO ABSURSO EU AQUI EM CASA PAGAR 314,00 DE ENERGIA ABSURDO E TODOS DA MINHA RUA ESTÃO COMENTANDO INDIGNADOS

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também:

Cotidiano

Você sabia que a conta de energia elétrica da Cemig possui diversas informações para o cliente? Apesar de muitas pessoas só prestarem atenção no...

Cotidiano

Objetos que se prendem aos fios da rede elétrica são situações que podem causar interrupções no fornecimento de energia. Para minimizar esse impacto, a...

Cotidiano

Desde que a crise da pandemia do novo coronavírus começou, a Cemig direcionou todos os seus esforços para manter o fornecimento continuo e seguro...

Cotidiano

Os milhares de profissionais que compõe a força de trabalho da Companhia Energética de Minas Gerais estão nas ruas, neste momento, trabalhando para garantir...

Advertisement