Connect with us

Hi, what are you looking for?

Cotidiano

Inadimplência: evite suspensão do fornecimento de energia por falta de pagamento

A falta de pagamento da conta de luz pode implicar na suspensão do fornecimento de energia. Buscando evitar esse transtorno para os clientes, a Cemig orienta sobre as condições em que a interrupção pode acontecer e, caso ocorra, como proceder para o restabelecimento do serviço. A companhia também oferece negociação aos consumidores que se encontram em situação de inadimplência e realiza campanhas de negociação de débitos com condições e facilidades diferenciadas.

Antes do corte, a Cemig entra em contato com o cliente por meio de diversas formas de comunicação, visando evitar que o fornecimento de energia seja interrompido. Os clientes são alertados sobre o atraso nas faturas via e-mail, SMS, cartas e contato telefônico. A informação também vem em destaque na fatura, no campo “reaviso de contas vencidas/débitos anteriores”. Ao receber a conta, o cliente deve verificar esse campo, que é destacado em amarelo no formulário, para identificar possíveis notificações de débitos pendentes. Observar essa informação na conta de luz pode evitar suspensão do fornecimento de energia e custos adicionais com a religação.

Advertisement. Scroll to continue reading.

 

Para garantir o recebimento desses comunicados, é fundamental que o cliente mantenha seu cadastro e contatos atualizados junto à empresa. “Por isso, recomendamos aos nossos clientes que cadastrem seu e-mail ou telefone para receber mensagens sobre inadimplência, por meio dos canais digitais, como o aplicativo Cemig Atende e o site www.cemig.com.br, ou em uma agência ou posto de atendimento Cemig Fácil”, informa Wellington Cancian, gerente de Arrecadação e Adimplência da Cemig.  

 

Advertisement. Scroll to continue reading.

Fornecimento de energia suspenso
Caso a conta não seja quitada até 15 dias após a notificação, a unidade consumidora passa à condição de corte e pode ter o fornecimento de energia suspenso a qualquer momento.

“O pagamento da conta de energia, mesmo que realizado após seu vencimento, evita a suspensão do fornecimento. É importante ressaltar que o agendamento bancário não caracteriza a efetividade do pagamento e, portanto, não é comprovante”, explica Cancian.

Facilidades de negociação e pagamentos
Uma opção que pode evitar a situação de inadimplência é a adesão ao débito automático em conta da fatura. O cliente pode realizar o cadastro para débito em seu banco de preferência, utilizando o código disponível na própria fatura. O procedimento é simples e precisa ser realizado uma única vez. Clientes dos bancos Santander e Itaú podem realizar o cadastro diretamente nos canais de atendimento Cemig.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Para ter o serviço de volta após quitar os débitos existentes, basta o consumidor entrar em contato com a Cemig para informar a quitação da dívida e solicitar a religação da energia. Caso queira negociar o débito, o cliente deve se dirigir a uma agência ou posto de atendimento Cemig Fácil. Feita a negociação da dívida à vista ou pagamento da entrada, em caso de parcelamento, a energia pode ser religada.

A perda ou extravio da conta é uma causa recorrente para a não quitação das contas de energia. Para reduzir esse risco, a Cemig disponibiliza, ainda, o envio da conta por e-mail. A adesão é fácil e gratuita, basta que o cliente comunique à empresa essa opção.

Advertisement. Scroll to continue reading.
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também:

Cotidiano

Você sabia que a conta de energia elétrica da Cemig possui diversas informações para o cliente? Apesar de muitas pessoas só prestarem atenção no...

Cotidiano

Objetos que se prendem aos fios da rede elétrica são situações que podem causar interrupções no fornecimento de energia. Para minimizar esse impacto, a...

Cotidiano

Desde que a crise da pandemia do novo coronavírus começou, a Cemig direcionou todos os seus esforços para manter o fornecimento continuo e seguro...

Ocorrências

Na manhã da última sexta-feira, 3, o 2° Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais em Ituiutaba foi acionado para comparecer na...

Advertisement