Connect with us

Oi, o que você está procurando?

Destaque

Economia durante horário de verão será de 5% no bolso do consumidor

O horário de verão começa a partir da 0h do dia 21 de outubro e deve economizar 0,5% do consumo de energia elétrica, um total de 88.000 MWh segundo a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).

A quantidade economizada nos 119 dias da medida, que termina dia 16 de fevereiro de 2013, é suficiente para abastecer uma cidade do porte de Belo Horizonte (MG), com quase 2,4 milhões de habitantes, por dez dias.
Os relógios serã

o adiantados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e no Distrito Federal. Com os dias mais longos é possível aproveitar por mais tempo a luz natural, reduzindo o consumo de energia elétrica, principalmente no horário de pico, das 18h às 21h.
De acordo com o líder de negócios da Cemig na região Leste de Minas, Claudemiro Dantas, o horário de verão diminuiu o risco de apagões. “Nesse período em que temos escassez de água nas usinas e elas passam a trabalhar com um limite crítico, a economia gerada com o horário de verão é muito importante porque diminui o risco de apagões”, diz Claudemiro
Segundo Dantas, para o consumidor residencial, a redução mensal pode chegar a 5%. “Às vezes esse consumidor não percebe porque nesse período de altas temperaturas utiliza-se mais ventiladores, ares-condicionados, abre-se mais a geladeira e assim o consumo aumenta. Desta forma, se não fosse o horário de verão, nesse período poderia haver um aumento na conta de energia”, explica.
Porém, Claudemiro Dantas destaca que se o consumidor promover algumas mudanças dos hábitos de consumo, essa economia pode ser ainda maior.
“É importante nesse período reduzir termostatos no chuveiro, aquecedor, condicionador de ar, geladeira ou freezer; desligar equipamentos elétricos e eletrônicos quando não estiverem em uso; evitar acender lâmpadas durante o dia, aproveitando ao máximo a iluminação natural; evitar abrir a geladeira frequentemente”, diz.

Anúncio. Role para continuar a leitura.
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também:

Anúncio