Connect with us

Oi, o que você está procurando?

Educação

Estudantes da UFU criam carro para Competição Baja/SAE Brasil

Para participar da 21ª Competição Baja/SAE Brasil, que ocorre em Piracicaba (SP), entre os dias 5 e 8 de março, 18 alunos de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) desenvolveram um carro a partir de conhecimentos teóricos adquiridos durante as aulas. A construção do veículo, que começou em meados de 2013, faz parte de um programa de extensão do curso, financiado com recursos de agências de fomento e empresas privadas, com o objetivo de possibilitar aos estudantes contato com atividades práticas. Durante evento, disputado nacionalmente, participam 76 equipes de todo o país.
O professor de Engenharia Mecânica e coordenador do projeto, Daniel dos Santos, explica que a competição tem provas estáticas e dinâmicas. “Os alunos apresentam o projeto e o carro é verificado quanto à estrutura, motor, freios e conforto para o motorista. Cada uma das avaliações rende pontos e, caso o projeto se classifique nessas etapas, o carro pode disputar o Enduro, no qual deve fazer um percurso pelo máximo tempo possível. Ganha quem tiver maior pontuação geral, somando todas as etapas”, disse. Ainda segundo o docente, o desenvolvimento do carro é uma ferramenta de ensino. “Os alunos conseguem ver na prática o que aprendem em sala de aula e testam seus conhecimentos”, afirmou.
O aluno do 5º período de Engenharia Mecânica e capitão da equipe, Andrey Almeida, afirma que o carro teve toda a suspensão e o sistema de transmissão trocados. “No ano passado, não conseguimos correr porque o carro não estava adequado e perdemos muitos pontos no projeto e em outras provas. Por isso, neste ano, alteramos vários itens”, disse.
Para a aluna do 3º período Aline Telles, participar do projeto renovou o ânimo pelo curso. “Estava desmotivada, porque só via teoria. Quando entrei para o projeto, comecei a ver a aplicação do que eu aprendia e me animei com o curso”, afirmou.
FormatFactorycarro-UFU-competicao
Correio de Uberlândia

Anúncio. Role para continuar a leitura.
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também:

Anúncio