Connect with us

Oi, o que você está procurando?

Educação

Termina o II Seminário Estadual do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio

Objetivo central foi avaliar as ações de implementação do Pacto no Estado e a consolidação do processo de formação iniciado nas escolas mineiras.

Cerca de 180 analistas educacionais do Órgão Central e das 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs) que atuam como formadores do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médioencerraram, nesta quinta-feira (26/2), a participação no II Seminário Estadual do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio que teve como objetivo avaliar as ações de implementação do Pacto no Estado.
A iniciativa também foi voltada para consolidar o processo de formação iniciado nas escolas mineiras com a conclusão das atividades previstas na primeira etapa do seminário por meio de mesas-redondas e palestras. Durante o seminário, os educadores tiveram a oportunidade de elaborar as ações da segunda etapa do processo de formação que será desenvolvido nas escolas. A iniciativa teve a coordenação de profissionais das Instituições de Ensino Superior que participam do Pacto.
A formadora regional da Superintendência Regional de Ensino de Diamantina, Edneia dos Santos Cunha Neves, conta as novidades que esse segundo seminário traz. “A nossa metodologia está bem interessante. Está diferenciada em relação ao primeiro encontro. Já percebemos um amadurecimento de todos. Na primeira etapa discutimos seis temas para entender, entre outras coisas, a organização do ensino médio. Para a segunda etapa estudamos cinco cadernos que vêm discutir sobre a organização do trabalho pedagógico e as áreas do conhecimento. O foco é entender como cada área do conhecimento pode contribuir para que possamos alterar e mudar a realidade da nossa escola”, afirma Edneia.
Já Gilvânia Antunes Meireles, formadora regional da SRE de Almenara, destaca a importância de levar essa discussão para os coordenadores de estudo. “Estamos na fase de discussão das áreas do conhecimento que compõem o ensino médio e verificando as possibilidades de diálogo entre elas. Nós somos os responsáveis por fazer o repasse do conhecimento até que chegue ao professor. Essas discussões devem gerar ações que são efetivadas nas escolas”, conclui.
Pacto
O Pacto é ruma parceria da Secretaria de Estado de Educação e do Ministério da Educação. Em Minas Gerais, as Instituições de Ensino Superior parceiras na formação dos educadores são: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e a Universidade Federal de Itajubá (Unifei).
FormatFactorypacto

Anúncio. Role para continuar a leitura.
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também:

Anúncio