Connect with us

Oi, o que você está procurando?

Meio Ambiente

Alunos do ensino público, irão participar de projeto sustentável

A Prefeitura de Ituiutaba, através da Secretaria de Educação e por meio do CEMAP, firmou parceria com a Usina BP Biocombustíveis para o desenvolvimento de um projeto sustentável com alunos do ensino fundamental II. Desse modo, o “Agorinha BP vai às Escolas” é uma ação proposta pela BP Biocombustíveis para alunos do 9º ano das escolas públicas municipais de Ituiutaba.
A proposta do programa é incentivar a produção de projetos alusivos à educação ambiental e à prática de sustentabilidade no âmbito da comunidade. Além disso, objetiva diversificar a prática pedagógica, estimulando a leitura, a escrita e o senso crítico relacionado à sustentabilidade.
As escolas participantes do projeto são CIME Tancredo de Paula Almeida, Escola Municipal Machado de Assis, Escola Municipal Manoel Alves Vilela, Escola Municipal Quirino de Morais e Escola Municipal Aureliano Joaquim da Silva – CAIC.
A equipe da Usina BP Biocombustíveis, acompanhada da especialista do CEMAP, Kênia de Souza Oliveira, foi às escolas envolvidas no projeto para ministrar palestra sobre práticas agrícolas e industriais adequadas ao setor sucroalcooleiro.
Após a apresentação da palestra, a equipe informou os alunos sobre o concurso em que serão analisados trabalhos que contemplem temas pertinentes às áreas do conhecimento de ciências da natureza, meio ambiente e sustentabilidade.
Nesse sentido, objetiva-se encontrar, nos trabalhos escolares, ideias que perpassem por temas como: uso racional dos recursos naturais; otimização de consumo energético; reciclagem; gestão de resíduos sólidos; poluição e preservação; dentre outros.
Temas mais específicos também podem ser explorados em maior profundidade como: coleta de água de chuva; desperdício de papel; reutilização e destinação de resíduos. Não se limitando ao listado, os alunos podem também desenvolver ideias que contemplem temáticas e discussão coletiva, comunicação social e campanhas comunitárias que promovam a construção do valor socioambiental, a mudança de comportamento e o uso racional de recursos.
De acordo com a especialista do CEMAP, Kênia de Souza Oliveira, o projeto oportunizará que os educandos aprendam técnicas e hábitos sustentáveis por meio da Educação Ambiental, colaborando para a formação de cidadãos engajados em sua realidade social.
(Via Ascom Prefeitura)

Anúncio. Role para continuar a leitura.
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também:

Ocorrências

A equipe do Pontal em Foco esteve nas proximidades de uma usina instalada na zona rural de Ituiutaba, nas imediações da BR-365. Conforme informações...

Errata

Na última sexta-feira (04), foi divulgada a notícia de que a Usina BP estaria planejando investir R$ 1 bilhão na unidade de processamento de...

Destaque

  Após matérias publicadas no portal relatando um possível descaso da usina BP com moradores de Gurinhatã,  foi enviada uma convocação na manhã desta...

Anúncio