Brasil e Mundo Asteroide

Asteroide deve passar perto da Terra, mas não há risco de impacto

21/02/2016 12h00 Atualizada há 5 anos
Por: Micaela Garcia
O asteroide pode passar a uma distância entre 17 mil quilômetros e 14 milhões de quilômetros, a depender da trajetória que o objeto seguir Um pequeno asteroide chamado TX68 passou pela Terra há dois anos e está retornando no dia 5 de março. Desta vez o objeto pode passar bem mais perto da Terra do que antes mas, de acordo com a Agência Espacial Norte-americana (Nasa) não há possibilidade de cruzar a atmosfera terrestre. Em 2014, o asteroide passou a uma distância de cerca de 2 milhões de quilômetros do planeta. Desta vez, pode passar a uma distância entre 17 mil quilômetros e 14 milhões de quilômetros, a depender da trajetória que o objeto seguir. A Nasa informou que não sabe ao certo a órbita do TX68, porque foi descoberto em 2013 e ainda foi pouco rastreado. “A órbita desse asteroide é bem incerta, será difícil prever onde procurar ele no céu”, informou ao site da Nasa o gerente do Centro de Estudos NEO, Paul Chodas. “Há uma chance de que o asteroide seja observado por telescópios especializados durante essa passagem, nos provendo com dados para definir a órbita em torno do sol com mais precisão”, disse. Os cientistas que avaliaram o caso identificaram uma possibilidade remota de impacto do TX68 com a Terra no dia 28 de setembro de 2017. A chance seria de uma em 250 milhões. “As possibilidades de colisões nas próximas três aparições previstas do asteroide são muito pequenas para serem motivo de preocupação”, disse Paul Chodas. “Eu realmente espero que as observações futuras reduzam essa possibilidade [de impacto] ainda mais”, completou. O diâmetro do TX68 é estimado em 30 metros, dez a mais que o meteoro que se transformou em uma bola de fogo e provocou uma chuva de meteoritos ao cruzar a atmosfera sobre a cidade russa de Chelyabinsk, há três anos. Segundo a Nasa, se um asteroide do tamanho do TX68 entrasse na atmosfera terrestre, causaria uma explosão com o dobro de energia do episódio na Rússia.
O Tempo
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.