Brasil e Mundo Inverno

Inverno de 2016 será mais rigoroso do que o registrado no último ano

Inverno de 2016 será mais rigoroso do que o registrado no último ano

04/06/2016 11h00 Atualizada há 4 anos
Por: Micaela Garcia

Em pleno outono, os termômetros chegaram a marcar de 0.4ºC, no Sul do Estado; são esperadas para o inverno temperaturas abaixo de 0ºC

Os mineiros devem se preparar para o inverno mais severo este ano. A estação mais fria dos 365 dias, que começará às 19h20 do dia 20 de junho e terminará no dia 22 de setembro, promete temperaturas abaixo de 0ºC no Sul de Minas. Conforme informações do Instituto Tempo Clima da Puc Minas, no ano passado durante todo o inverno, foi registrada mínima de 0.8ºC.

Continua depois da publicidade

"A tendência é que tenhamos um inverno mais rigoroso este ano, já que, em pleno outono, no dia dois de maio, registramos em Monte Verde, no Sul de Minas, a temperatura de 0.4ºC", explicou Nathália Cantuária, do Instituto Tempo Clima Puc Minas.

Um dos fatores que pode provocar essa queda brusca nas temperaturas durante o inverno é o enfraquecimento do El Niño. O fenômeno intensificou os marcadores dos termômetros durante a primavera e o verão, mas perdeu força em maio, quando as temperaturas começaram a cair.

Continua depois da publicidade

"Um sistemas de alta pressão que vem dos polos também provoca essa queda no termômetro. No caso do Polo Sul, ele carrega temperaturas muito baixas e, quando entra no continente, ele causa temperaturas muito baixas", resumiu a meteorologista.

A formação de nuvens de chuva não é uma característica do inverno. Porém, devem ocorrer pancadas de chuvas, mesmo que sem expressão, durante a estação. São esperados durante este período 15 mililitros em todo Estado, o que é considerado muito baixo.

O Tempo
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.