Brasil e Mundo Brasil

Brasil fecha 72.615 vagas de trabalho formais em maio, diz ministério

Brasil fecha 72.615 vagas de trabalho formais em maio, diz ministério

26/06/2016 17h46 Atualizada há 4 anos
Por: Micaela Garcia

Foi o décimo quarto mês seguido de fechamento de vagas. Apesar de negativo, resultado foi melhor que o de maio de 2015

As demissões de trabalhadores com carteira assinada em maio superaram as contratações resultando no fechamento de 72.615, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados nesta sexta-feira (24) pelo Ministério do Trabalho.

Continua depois da publicidade

Foi o décimo quarto mês seguido de fechamento de vagas com carteira assinada. O último mês com contratações acima das demissões foi março do ano passado, quando foram criados 19,2 mil postos de trabalho.

Apesar de negativo, o resultado do mês passado foi menos ruim do que o registrado em maio de 2015, quando foram fechados 115.599 postos de trabalho - pior resultado para meses de maio desde o início da série histórica do indicador, em 1992.

Continua depois da publicidade

No ano passado, foi a primeira vez que houve corte de vagas em um quinto mês do ano, o que se repetiu em 2016.

O crescimento do desemprego é consequência da recessão que atinge a economia brasileira, a maior dos últimos 25 anos. No primeiro trimestre de 2016, o Produto Interno Bruto (PIB) teve queda de 0,3% em comparação com os três meses anteriores.

Em 2015, o PIB encolheu 3,8% e, para este ano, a previsão do mercado financeiro é de um recuo de igual intensidade.

Continua depois da publicidade
G1
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.