Brasil e Mundo Terra

Terra teria um novo continente, segundo geólogos

Terra teria um novo continente, segundo geólogos

17/02/2017 13h39 Atualizada há 4 anos
Por: Adelino Júnior
[caption id="attachment_110266" align="aligncenter" width="620"] Segundo geólogos, a Zealândia é o menor continente do planeta e tem 94% de sua área submersa(Foto: Sociedade Geológica dos EUA/Divulgação)[/caption] Área está no oceano Pacífico e abriga a Nova Zelândia e o arquipélago da Nova Caledônia.
A existência ou não da lendária Atlântida, que estaria submersa em algum ponto do oceano, continua desafiando o imaginário coletivo, mas um grupo de geólogos acaba de anunciar que a Terra tem, sim, um continente perdido e submerso, a Zealândia. O novo continente, que seria o menor do planeta com 4,9 milhões de quilômetros quadrados, fica em uma região do oceano Pacífico, localizada ao Leste da Austrália e contém dentro de suas divisas a Nova Zelândia e o arquipélago da Nova Caledônia. Seria também, o “mais jovem e submerso” de todos os continentes, com 94% de seu território sob as águas. A descrição está na pesquisa “Zealândia: o continente oculto da Terra”, assinada por uma equipe de 11 geólogos, sendo dez que representam organizações com sede na Nova Zelândia e na Nova Caledônia e um baseado na Austrália. O estudo foi publicado na revista da Sociedade Geológica dos Estados Unidos. Os pesquisadores dizem que a Zealândia cumpre todos os requisitos para ser classificado como continente, como uma crosta mais espessa e menos densa do que o fundo do oceano e uma área grande o suficiente para distingui-la da categoria de microcontinente. Outros atributos são “altitude elevada em relação à crosta oceânica” e a presença de três tipos de rochas: ígneas, ou vulcânicas; metamórficas, ou criadas pelo calor e pela pressão; e sedimentares, ou criadas pela erosão. Via: O Tempo
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.