Cotidiano ROUPA NOVA

CBMMG conclui processo de troca de fardamento; entenda

A troca começou no ano de 2019, sendo que os militares tiveram um prazo de mais de um ano para se adaptarem e adquirirem os seus novos uniformes dentro dos padrões

30/06/2020 14h24
Por: R. A. C. O. Fonte: CBMMG
CBMMG conclui processo de troca de fardamento; entenda

O Corpo de Bombeiro Militar de Minas Gerais (CBMMG) finalizou o processo de troca do fardamento operacional na última segunda-feira, dia 29 de junho de 2020. Com isso, o uniforme cinza deixa de ser utilizado dando lugar ao laranja fluorescente.

A troca começou no ano de 2019, sendo que os militares tiveram um prazo de mais de um ano para se adaptarem e adquirirem os seus novos uniformes dentro dos padrões. Entre os motivos para a adoção dessa cor, está a segurança no teatro de operações, pela questão da visibilidade, além de ser considerada a cor universal do salvamento.

Continua depois da publicidade

Também, o novo fardamento operacional possuí tecnologias e medidas de segurança superiores ao antigo, a citar: reforço nos cotovelos, faixa retrorrefletivas, joelheiras removíveis, ajustadores largos nas mangas, bolsos do tipo fole, fechamento em zíper, reguladores para joelheiras, elástico no cós e costuras reforçadas.

Assim, o novo fardamento do CBMMG atende às mais recentes diretrizes do Instituto Nacional Americano de Padrões (ANSI / ISEA), para a seleção e utilização de vestimenta de segurança de alta visibilidade, capaz de sinalizar visualmente a presença do usuário em condições de pouca luz e à noite.

Continua depois da publicidade

Além de atender a uma organização reconhecida mundialmente, também está de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), especificamente com norma NBR 15292:2013, a qual também cita os requisitos para vestimenta de segurança de alta visibilidade.

Em suma, a cor é internacionalmente utilizada em operações de busca e salvamento, devido ao fato de ter mais visibilidade em ambientes noturnos ou de visualização prejudicada, como as rodovias. 

Á exemplo, os militares do CBMMG utilizaram a farda laranja na maior operação de busca e salvamento ininterrupta da história do Brasil, em Brumadinho, região metropolitana de Belo Horizonte, após o rompimento da barragem da Mina do Córrego do Feijão.

Continua depois da publicidade

A partir de várias medidas, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais está sempre em busca de aprimorar os seus recursos humanos e materiais, além de buscar novas técnicas e táticas que propiciem aos seus integrantes e à população mineira, segurança e confiança.

Continua depois da publicidade

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ituiutaba - MG

Ituiutaba - Minas Gerais

Sobre o município
Ituiutaba é um município do interior do estado de Minas Gerais, Região Sudeste do país. Sua população em julho de 2019, de acordo com a estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, era de 104 671 habitantes.
Ituiutaba - MG
Atualizado às 21h35 - Fonte: Climatempo
22°
Poucas nuvens

Mín. 19° Máx. 33°

22° Sensação
12.9 km/h Vento
40.5% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (12/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 31°

Sol com algumas nuvens
Segunda (13/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 31°

Sol com algumas nuvens