Ocorrências RESGATE

PMMG e CBMMG salvam jovem que caiu em cisterna em Dolearina, próximo a Araguari

As guarnições policiais de Dolearina e Estrela do Sul, juntas, providenciaram cordas com a vizinhança visando alcançar o jovem no fundo da cisterna. Foi possível jogar a corda e com um nó, sendo que os PMs fizeram um ancoramento, enquanto os militares na borda da cisterna revezavam na tração a fim de impedir que ele submergisse e se afogasse até a chegada dos bombeiros

02/07/2020 10h38 Atualizada há 1 mês
Por: R. A. C. O. Fonte: PMMG
PMMG e CBMMG salvam jovem que caiu em cisterna em Dolearina, próximo a Araguari

Um jovem que caiu em uma cisterna foi salvo por policiais militares em Dolearina. Por volta das 22h, durante o policiamento no Sub Destacamento de Dolearina, a guarnição policial deparou com alguns adolescentes que gritavam e pediam socorro em via pública, relatando que um dos garotos que estava na companhia deles, ao entrar em um terreno baldio (abandonado), na Rua Pedro Borges Pacheco, veio a cair em uma fossa/cisterna muito funda e que não sabiam se o adolescente estava com vida, tendo em vista haver depósito de água no fundo da fossa/cisterna e a profundidade média seria de 12 metros.

A guarnição policial, de imediato, dirigiu-se ao local para prestar a assistência, rompendo a cerca de arame existente e posicionando os faróis da viatura voltados para onde se ouvia os gritos do adolescente. Após a iluminação do ambiente, foi realizada a retirada da vegetação que impedia o acesso, galhos e entulho ao entorno da fossa, quando foi possível visualizar o adolescente de 17 anos de idade, no fundo da fossa atolado de água e lama até a região abdominal. De imediato a guarnição acionou o Corpo de Bombeiros de Araguari para auxiliar no resgate.

Continua depois da publicidade

Contudo, devido à distância e a previsão de aproximadamente 40 minutos para a chegada em Dolearina, foi necessário à tomada de algumas medidas urgentes pela guarnição policial a fim de que o jovem não fosse submergido pela água/lama do fundo da fossa, nem agravasse o seu quadro até a chegada da equipe especializada, visto que o jovem relatava que estava se afundando, estando quase submerso. Nesse intervalo, a guarnição policial de Estrela do Sul, quando da veiculação via rede rádio da ocorrência, de imediato, deslocou-se para Dolearina a fim de auxiliar no resgate, na contenção de populares, isolamento e preparação para a chegada do Corpo de Bombeiros.

Assim, as guarnições policiais de Dolearina e Estrela do Sul, juntas, providenciaram cordas com a vizinhança visando alcançar o jovem no fundo da cisterna. Foi possível jogar a corda e com um nó, sendo que os PMs fizeram um ancoramento, enquanto os militares na borda da cisterna revezavam na tração a fim de impedir que ele submergisse e se afogasse até a chegada dos bombeiros. Enquanto isso, os militares, a todo tempo, conversavam com o jovem para mantê-lo tranquilo, consciente e orientado.

Continua depois da publicidade
As guarnições também isolaram as imediações e o escoramento da cisterna em virtude da possibilidade de cair resíduos, entulhos e terras soltas das bordas, onde os militares tracionavam seus corpos para segurar o jovem livre da submersão. Tal isolamento foi essencial para evitar desmoronamento de terras passíveis de lesionar a cabeça do jovem ou soterrá-lo. Toda essa dinâmica de ações coordenadas das guarnições de Dolearina e Estrela do Sul, combinadas com o constante monitoramento visual e auditivo do assistido, possibilitou a preservação da vida do jovem para que não submergisse na água/lama do fundo da cisterna nem fosse soterrado pelo desbarrancado das bordas tendo em vista a profundidade da fossa/cisterna.
 
Com a chegada das guarnições de resgate do Corpo de Bombeiros, somaram- se os esforços com as guarnições policiais de Dolearina e Estrela do Sul, sendo possível realizar o içamento do jovem com o uso de equipamentos especializados. A vítima foi retirada com vida de dentro da cisterna/fossa sem fraturas aparentes. Após o resgate, o jovem ficou sob os cuidado da equipe do Corpo de Bombeiros. Não foi possível qualificar o proprietário do terreno onde ocorreu o evento, nem o responsável por ter deixado a cisterna/fossa aberta sem vedação, uma vez que o terreno, aparentemente, encontra-se abandonado.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ituiutaba - MG
Atualizado às 17h38 - Fonte: Climatempo
29°
Tempo aberto

Mín. 17° Máx. 30°

28° Sensação
11.1 km/h Vento
23.6% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (08/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 30°

Sol com algumas nuvens
Domingo (09/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 31°

Sol com algumas nuvens