Educação PANDEMIA

Aulas remotas nos cursos de graduação da UFU terão início no dia 10 de agosto

Serão dois períodos letivos especiais, com duração de nove semanas cada. Na primeira etapa, as atividades serão realizadas de 10 de agosto a 10 de outubro (veja cronograma abaixo). A segunda será realizada de 22 de outubro a 22 de dezembro. A participação dos estudantes e docentes é facultativa

13/07/2020 15h57
Por: R. A. C. O. Fonte: Comunica UFU
Aulas nos cursos de graduação, via mídias digitais, iniciam no dia 10 de agosto (Foto: Canva)
Aulas nos cursos de graduação, via mídias digitais, iniciam no dia 10 de agosto (Foto: Canva)

O Conselho de Graduação da Universidade Federal de Uberlândia (Congrad/UFU) aprovou na última sexta-feira, 10/07, o Calendário Acadêmico Especial da Graduação que prevê a oferta de Atividades Acadêmicas Remotas Emergenciais (AARE), por meios digitais, durante o período de pandemia da Covid-19. 

Serão dois períodos letivos especiais, com duração de nove semanas cada. Na primeira etapa, as atividades serão realizadas de 10 de agosto a 10 de outubro (veja cronograma abaixo). A segunda será realizada de 22 de outubro a 22 de dezembro. A participação dos estudantes e docentes é facultativa.

Continua depois da publicidade

Para garantir a participação dos alunos nas atividades remotas, a Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae) vai implementar projeto de auxílio emergencial. O objetivo é promover inclusão digital de alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O edital será lançado em breve, antes do início das aulas.

A resolução prevê que os colegiados dos cursos, em conjunto com o Núcleo Docente Estruturante (NDE), terão autonomia para definir se adotará as atividades remotas e, caso participem, quais as disciplinas, obrigatórias ou optativas, serão disponibilizadas aos estudantes.

Continua depois da publicidade

Serão ofertadas disciplinas teóricas e práticas, desde que possam ser realizadas de forma remota. As ferramentas utilizadas podem ser síncronas, com interação simultânea (lives, por exemplo) e assíncronas (que não há necessidade que professor e estudantes estejam conectados ao mesmo tempo).

Datas importantes - Etapa 1

Continua depois da publicidade
  • 29/07: prazo final para oferta de disciplinas
  • 30/07 a 03/08: matrícula on-line dos discentes, via Portal do Estudante
  • 04 a 12/08: prazo para ajustes de matrículas pelas coordenações de curso
  • 10/08: início das aulas do Calendário Especial - Etapa 1
  • 10/10: término das aulas

Calendário regular

O Ministério da Educação autorizou, por meio de portaria, atividades remotas até 31 de dezembro. Vale ressaltar que o calendário acadêmico regular da UFU está suspenso, conforme decisão do Congrad em 26 de junho.

Continua depois da publicidade

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ituiutaba - MG

Ituiutaba - Minas Gerais

Sobre o município
Ituiutaba é um município do interior do estado de Minas Gerais, Região Sudeste do país. Sua população em julho de 2019, de acordo com a estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, era de 104 671 habitantes.
Ituiutaba - MG
Atualizado às 11h59 - Fonte: Climatempo
28°
Poucas nuvens

Mín. 18° Máx. 30°

27° Sensação
19.5 km/h Vento
31.8% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (09/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 31°

Sol com algumas nuvens
Segunda (10/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 32°

Sol com algumas nuvens