Informativo Atividade Parlamentar BENEFÍCIO

Ituiutaba recebe castramóvel adquirido através de emenda do deputado federal Weliton Prado

A unidade móvel de castração de animais é resultante da Emenda ao Orçamento da União 27680002, que assegurou os recursos na ordem de R$ 120 mil

15/07/2020 10h09 Atualizada há 4 meses
Por: R. A. C. O.
Ituiutaba recebe castramóvel adquirido através de emenda do deputado federal Weliton Prado

O deputado federal Weliton Prado (PROS), vice-líder na Câmara dos Deputados, recebeu a confirmação da chegada em Ituiutaba do castramóvel adquirido com emenda de autoria do parlamentar. A unidade móvel de castração de animais é resultante da Emenda ao Orçamento da União 27680002, que assegurou os recursos na ordem de R$ 120 mil. 

Weliton Prado explica que a importante conquista começou com outra emenda de sua autoria à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que possibilitou destinar recursos para os municípios mineiros adquirirem os castramóveis, dentro de uma ação no Ministério da Saúde. “Foi uma longa espera que finalmente se concretiza para atender essa importante reivindicação da população, reforçada também pelo deputado Elismar Prado, para garantir o cuidado com os animais. Os recursos já estavam na conta do Município desde abril de 2019, foram pagos em parcela única, e fico muito feliz de garantir o castramóvel para Ituiutaba", explicou Prado. 

Continua depois da publicidade

A castração previne doenças comuns na velhice, evita o câncer, reduz a agitação, a agressividade e a exposição de gatos e cachorros à situações de risco. Além dos problemas do abandono e das doenças, animais na rua ficam expostos ao sofrimento, à desnutrição, maus-tratos, acidentes e brigas. Weliton Prado também é autor de projetos de lei que garantem a proteção dos animais, tratam com rigor os maus tratos, experiências dolorosas e cruéis em animais vivos e que condenam o uso de peles no Brasil. Dentre eles, destaca-se o projeto de lei em parceria com o deputado Ricardo Izar que determina que os animais não poderão mais ser considerados objetos. 

O equipamento chegou nesta semana e agora a Prefeitura de Ituiutaba e a Secretaria de Saúde estudam a melhor forma para que o castramóvel possa atender a finalidade para a qual foi adquirido. 

Continua depois da publicidade

Antes de ser encaminhado para a prefeitura, este castramóvel foi oferecido ao Rotary Clube 1º de Maio, para que pudesse atender não só o município de Ituiutaba, mas também, outras cidades da região. Mas como o clube não contava com um médico veterinário em seu quadro de associados, esta doação não foi possível. 

“Como o objetivo do deputado Weliton Prado era beneficiar Ituiutaba com este castramóvel, levei esta situação aos vereadores Jorge Carteiro, Juninho JR e Cleidislene Conceição e sugeri a eles que entrassem com o pedido através da Câmara Municipal. Assim foi feito e hoje Ituiutaba conta com este importante equipamento”, disse o ex-presidente do Rotary Clube Ituiutaba 1º de Maio, Alberto Henrique Carolina França.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ituiutaba - MG

Ituiutaba - Minas Gerais

Sobre o município
Ituiutaba é um município do interior do estado de Minas Gerais, Região Sudeste do país. Sua população em julho de 2019, de acordo com a estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, era de 104 671 habitantes.