Esportes DESAFIO SOLIDÁRIO

Ciclista de Ituiutaba pedala 750 quilômetros em desafio pessoal que já arrecadou 1,3 tonelada de alimentos; faça sua doação

Os donativos serão recebido até na próxima sexta-feira e serão revertidos em prol de famílias carentes e instituições

27/07/2020 17h25 Atualizada há 3 meses
Por: R. A. C. O.
Foto: Orisley Magno
Foto: Orisley Magno

750 quilômetros de pedal, com movimentação ininterrupta de 28 horas, 49 minutos e 17 segundos, velocidade média de 26 quilômetros por hora, gasto de quase 12 mil calorias. Os impressionantes números foram registrados pelo atleta tijucano Jesuilson Tavares em um desafio pessoal realizado no último final de semana, com o intuito de arrecadar alimentos em prol de famílias carentes e instituições filantrópicas, ainda mais necessitadas durante a Pandemia da Covid-19.  

Em entrevista ao Pontal em Foco, Jesuilson contou que a ideia surgiu através de um amigo, o ciclista profissional Rafael Mendes, também conhecido como ‘Catalão’. “No final da semana passada o Rafael percorreu 740 quilômetros, com acompanhamento durante o percurso e sorteio de alguns brindes por patrocinadores. Vi aquilo e fiquei bastante interessado, apesar de já ter participado de competições longas, com duração de 24 horas. Já na segunda-feira, 20, durante treinamento de bike em casa, me veio à ideia de fazer um pedal longo com bate e volta em Goiânia, que daria 600 quilômetros, mas eu queria mais”, explicou.

Continua depois da publicidade

Foi assim que o atleta decidiu publicar em suas redes sociais o desafio, com a promessa de que se conseguisse pelo menos quinhentos quilos de alimentos para doação até na última sexta-feira, 24, faria o percurso de pelo menos 750 quilômetros. “Com menos de nove horas já havíamos atingido a meta dos quinhentos quilos de donativos, além disso, na primeira hora da publicação, um doador anônimo que já havia contribuído se prontificou a completar o objetivo caso não fosse atingido”, disse.

Continua depois da publicidade

Apesar de toda dificuldade para realizar o desafio que teve início em Ituiutaba com ida até Goiânia, retorno até o Trevão, ida até Uberlândia e retorno para Ituiutaba, pelas rodovias BR-365 e 153, o ciclista disse ter sido extremamente satisfatório juntar o ciclismo e a solidariedade. “Foram 32 horas totais e quase 28 horas de pedal ininterrupto. Foi uma experiência bastante dolorosa, com adversidades como vento contrário, sol, frio da madrugada, falta de iluminação com risco de queda e interrupção do desafio. Na prática foi muito gratificante, mas sofrido”, ressaltou.

A façanha contou com apoio logístico e motivacional do triatleta e fotógrato Orisley Magno, do ciclista e barbeiro Alexandre Souza, o Xandão, e do também ciclista Wellington Freitas, que na ocasião também pedalou por cerca de 350 quilômetros.

Continua depois da publicidade

Triatleta amador, Jesuilson já participou por quatro oportunidades de provas com duração de 24 horas e também do famoso Iron Man, com grandes percursos de natação, ciclismo e corrida. “Pra ser sincero, o desafio solidário feito nesse final de semana foi o mais desafiador, pois não estava ali apenas por mim e também não se tratava de uma competição oficial, onde eu poderia desistir e tudo bem, ali havia um compromisso muito maior, com pessoas que confiaram em meu potencial e, principalmente, famílias que serão beneficiadas com os alimentos”, enfatizou.

Jesuilson relatou que entre as sensações apresentadas durante o pedal esteve o sono durante a madrugada, em um ponto do percurso que contou com bastante frio, vento contrário e muitas subidas. “Essa foi uma sensação muito ruim. Mas, por outro lado, foram diversas boas sensações, como a liberação de endorfina que nos faz chorar de alegria, momentos em que nos lembramos de amigos, familiares, dos acontecimentos até o início do desafio e de quem apostou em você para cumprir aquele objetivo. Momentos inesquecíveis!”, enalteceu.

Continua depois da publicidade

Por conta da Pandemia e da necessidade de distanciamento social, o ciclista não teve tempo hábil para o devido preparo para realização da atividade, contudo, ele afirmou que se sentia preparado, principalmente, psicologicamente, o que foi essencial.

Até o momento, o desafio já arrecadou mais de 1,3 tonelada de alimentos e os donativos podem ser entregues até na próxima sexta-feira, 31, na Jesuilson Bicicletas, situada na Rua 24 com Avenida 23, no Centro de Ituiutaba, em qualquer quantidade. Dúvidas podem ser sanadas pelo WhatsApp (34) 996788200.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ituiutaba - MG

Ituiutaba - Minas Gerais

Sobre o município
Ituiutaba é um município do interior do estado de Minas Gerais, Região Sudeste do país. Sua população em julho de 2019, de acordo com a estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, era de 104 671 habitantes.