Educação PANDEMIA

Uma nova forma de educar! Cerca de 10 mil alunos da rede pública de ensino tem acesso a vídeos de combate ao Coronavírus em Ituiutaba

Através do teatro, música, dramaturgia entre outros aspectos ligados a arte, temas como bullying, preconceito, maus tratos aos animais, eram abordados e discutidos em debates junto à comunidade escolar, servindo de apoio pedagógico, com peças temáticas apresentadas aos alunos

03/08/2020 16h18
Por: R. A. C. O.
Uma nova forma de educar! Cerca de 10 mil alunos da rede pública de ensino tem acesso a vídeos de combate ao Coronavírus em Ituiutaba

Com a chegada da Pandemia do novo Coronavírus, a covid-19, um Projeto desenvolvido há 5 anos em escolas públicas do município, numa parceria da Câmara Municipal juntamente com a AACEMI - Associação dos Amigos do Conservatório Estadual de Música de Ituiutaba, composto por professores em diferentes disciplinas, ficou  impossibilitado de acontecer, pois as peças de teatro que eram apresentadas regularmente, levando conscientização, fomentando a discussão  de temas atuais e de interesse da comunidade escolar, não poderiam mais acontecer. 

Através do teatro, música, dramaturgia entre outros aspectos ligados a arte, temas como bullying, preconceito, maus tratos aos animais, eram abordados e discutidos em debates junto à comunidade escolar, servindo de apoio pedagógico, com peças temáticas apresentadas aos alunos. 

Continua depois da publicidade

Preocupados com a suspensão das aulas como medida preventiva contra a doença, o jeito foi se adequar a nova realidade, surgiu então à idéia de formular vídeos,  onde as peças teatrais chegariam como reforço no conteúdo já trabalhado on line pelos professores, ajudando não só no combate ao Coronavírus, mas  apoiando os educadores  gerando conteúdo para esse novo formato de ensino intitulado “Projeto Como vencer o Coronavírus”. 

Continua depois da publicidade

A coordenadora do Projeto, professora de Teatro Alessandra Borba, afirma que junto dos vídeos, atividades foram sugeridas para um melhor aproveitamento do conteúdo produzido e a adesão da comunidade escolar foi surpreendente. “Ouve uma interação maravilhosa, em uma das escolas da rede municipal, que possuí plataforma digital, foram mais de 7 mil acessos, ou seja a informação foi além do grupo escolar” ressalta Alessandra. Os 8 vídeos foram disponibilizados para alunos de 05 a 14 anos, de 3 escolas estaduais e 5 municipais no período de maio e junho, na  Escola Municipal Professor Ildefonso Mascarenhas da Silva,  em maio 800 alunos puderam trabalhar o tema em diferentes disciplinas.

Na Escola Estadual Rotary a Diretora Benice Elaine, ressalta que o Projeto das peças teatrais já era um sucesso, com a adequação a esse novo jeito de ensinar, ficou ainda melhor, pois uniu ainda mais escola e família.  “Algumas das atividades propostas aos alunos notamos que os pais se envolveram, participando da elaboração de contação de história, produziram jogos dramáticos, entre outras atividades, que foram enviadas para a escola. 

Contribuindo ainda para desenvolvimento pedagógico, da leitura, escrita e autoestima dos nossos alunos”. Para a professora Geiza Divina de Farias que trabalha na mesma escola, por se tratar de um material muito rico, facilita a vida dos educadores e é muito bem aceito por alunos do segundo ao quinto ano, promovendo uma diferente contextualização do Combate ao Coronavírus. 

Continua depois da publicidade

Alessandra Cristina de Souza mãe do aluno Evandro Cardoso da Escola Rotary, afirma que o Projeto ajuda em vários aspectos no desenvolvimento do filho melhorando a linguagem, comportamento e a timidez, deixando a criança mais solta. “Mesmo com a mudança com esse teatro por vídeo, eles não deixaram parar a educação dos nossos filhos, eu como mãe e uma pequena parceira só tenho a agradecer”. Diante do sucesso o objetivo agora e dar seqüência no Projeto dos vídeos até que tudo isso passe e as apresentações possam ao vivo voltar a acontecer.   

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ituiutaba - MG

Ituiutaba - Minas Gerais

Sobre o município
Ituiutaba é um município do interior do estado de Minas Gerais, Região Sudeste do país. Sua população em julho de 2019, de acordo com a estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, era de 104 671 habitantes.