Cotidiano NOTA DE PESAR

Morre aos 95 anos o tijucano Geraldo Paes Leme Amaral, veterano da FEB

Nascido em 17 de novembro de 1924 na cidade de Ituiutaba, Minas Gerais, o pracinha se alistou como soldado em 1944 e se juntou ao 9º Batalhão de Engenharia no município de Três Rios, embarcando para a Itália em 23 de setembro daquele ano

04/08/2020 14h28
Por: R. A. C. O.
Morre aos 95 anos o tijucano Geraldo Paes Leme Amaral, veterano da FEB

O Comando Militar do Nordeste (CMNE) informou, com pesar, o falecimento do ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Segunda Guerra Mundial, soldado Geraldo Paes Leme Amaral, na tarde do último domingo (2), aos 95 anos. Ele estava internado no Hospital Militar de Área do recife (HMAR) onde se recuperava de um acidente vascular cerebral sofrido há duas semanas. O velório e a cremação do veterano soldado Paes Leme ocorreram no Cemitério Memorial Guararapes, em Jaboatão dos Guararapes.

Nascido em 17 de novembro de 1924 na cidade de Ituiutaba, Minas Gerais, o pracinha se alistou como soldado em 1944 e se juntou ao 9º Batalhão de Engenharia no município de Três Rios, embarcando para a Itália em 23 de setembro daquele ano. Na Itália, como Soldado Sapador do 9° Batalhão de Engenharia, participou de importantes missões, como montagem de pontes, equipagem e desminagem.

Continua depois da publicidade

O militar foi agraciado com a medalha de Campanha, retornando ao Brasil a 17 de setembro de 1945. No Brasil, chegou ao posto de Sargento Especialista e depois se tornou servidor civil da Aeronáutica. Licenciado em Química, também foi professor da disciplina em Escolas. Ele fixou residência no Recife onde, após ter ficado viúvo, casou-se com a atual esposa, Dona Avany.
Até o seu falecimento, dividia sua residência entre a capital pernambucana e o município de Princesa Isabel, no sertão paraibano. O veterano da FEB Paes Leme deixou 4 filhos: Ubiraci, Afonso, Geraldo Jr e Alexandre.

O Exército Brasileiro e o Comando Militar do Nordeste agradeceram a dedicação deste herói e soldado ao país.

Continua depois da publicidade

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ituiutaba - MG

Ituiutaba - Minas Gerais

Sobre o município
Ituiutaba é um município do interior do estado de Minas Gerais, Região Sudeste do país. Sua população em julho de 2019, de acordo com a estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, era de 104 671 habitantes.