Ocorrências FOGO

Com labaredas de até 15 metros, incêndio foi controlado após horas de trabalho na zona rural de Ituiutaba

O incêndio atingiu pastagens, áreas de preservação de cerrado, além de uma extensa faixa de cana-de-açúcar

06/08/2020 20h28 Atualizada há 2 meses
Por: R. A. C. O. Fonte: CBMMG
Foto: Divulgação CBMMG
Foto: Divulgação CBMMG

Na tarde desta quinta-feira, 6 de agosto, o 2º Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais em Ituiutaba foi acionado para apagar um incêndio de grandes proporções que havia sido controlado ontem, 5, na zona rural, local próximo de uma empresa de grãos. O incêndio atingiu pastagens, áreas de preservação de cerrado, além de uma extensa faixa de cana-de-açúcar. Prontamente, o Corpo de Bombeiros se dirigiu ao local, juntamente com brigadistas responsáveis pela área de plantio.

Com uso de técnicas de combate a incêndio florestal, foram controladas e extintas as chamas após várias horas de intenso combate. O clima seco com a temperatura quente, associado com os fortes ventos contribuíram para o alastramento do incêndio. Estima-se que uma área de 100 hectares tenha sido atingida pelo fogo. Os danos materiais, juntamente com o prejuízo à fauna e à flora são incalculáveis. Diversos animais foram encontrados queimados durante o combate às chamas, que alcançaram labaredas de até 15 metros de altura e a fumaça pôde serem vistas há quilômetros de distância.

Continua depois da publicidade

O Corpo de Bombeiros lembra à população que na lei dos crimes ambientais (lei nº 9.605/1998), também há previsão específica de penalidade, no artigo 41, para quem provocar incêndio, a pena é de detenção de seis meses a um ano, e multa. O artigo 250 do Código Penal também estabelece, para quem provocar incêndio, expondo a perigo à vida, à integridade física ou ao patrimônio de outras pessoas, possibilidade de reclusão de três a seis anos, e multa.

O sinistro ocasiona grande dano ao meio ambiente e à população, que sofre com agravamento de problemas respiratórios causados pela grande quantidade de fumaça que paira sobre o município

Continua depois da publicidade
Foto: Divulgação CBMMG
Foto: Divulgação CBMMG
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ituiutaba - MG

Ituiutaba - Minas Gerais

Sobre o município
Ituiutaba é um município do interior do estado de Minas Gerais, Região Sudeste do país. Sua população em julho de 2019, de acordo com a estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, era de 104 671 habitantes.